Notas de campanha (5)

1. A necessidade de Jerónimo de Sousa de suspender por dez dias a sua participação na campanha da CDU para ser submetido, amanhã, a uma intervenção cirúrgica,  concentrou no PCP e no seu secretário-geral as atenções dos media. As versões em linha dos órgãos de informação e as televisões deram-lhe honras de primazia e abertura dos jornais da tarde. Presidente da República, primeiro-ministro e outros dirigentes partidários telefonaram-lhe ou enviaram mensagens ou desejaram-lhe boa sorte e rápida recuperação. "Pode haver combate sem tréguas no combate político e ideológico, mas isto é outra coisa", comentou o próprio, no final da intervenção num encontro com dirigentes e delegados sindicais em Matosinhos, mostrando-se comovido e "tocado" com as manifestações de apreço. E tranquilizou os militantes e activistas: "Aqui estou pronto para travar o combate, naturalmente com estas dificuldades, mas, com arte e sorte do cirurgião, penso que é possível daqui a uma semana, um pouco mais para a frente, já esteja outra vez aí na estrada". Seguiu-se uma prolongada e sentida ovação. Foi a última iniciativa em que participou nesta fase. 

2. O encontro da CDU com dirigentes e delegados sindicais do distrito do Porto, na Senhora da Hora, Matosinhos, foi mais uma iniciativa de especial significado, atenta a natureza de classe do PCP e o compromisso deste partido para com os trabalhadores. "São os trabalhadores quem cria riqueza" e esta pandemia mostrou que "são os trabalhadores quem são imprescindíveis", recordou a primeira candidata, Diana Ferreira. "É esta a força política que está todos os dias ao lado dos trabalhadores", enfatizou. Um conjunto impressionante de testemunhos de lutas, reivindicações e anseios, com destaque para a exigência do aumento geral dos salários, sinalizou os objectivos centrais desta campanha: "Não há futuro para um país baseado em baixos salários", vincou o secretário-geral do PCP.

3. Antes de rumar a Lisboa, Jerónimo de Sousa manteve com os jornalistas uma distendida conversa (foto), falando sobre o problema de saúde que o afasta temporariamente da campanha. Neste encontro, caracterizado por uma atenção invulgar por parte da comunicação social - expressa em órgãos de informação presentes e na disponibilidade para permanecer até ao fim e até com directos das televisões -, não faltaram as habituais perguntas sobre uma eventual substituição do secretário geral, matéria insistente e omnipresente nas entrevistas dos últimos meses, não desperdiçando a oportunidade para questionar se a sua substituição nas iniciativas programas pelos dirigentes João Oliveira e João Ferreira são uma forma de os testar. Jerónimo respondeu de pronto: "Eles não foram à experiência, eles são já muito experimentados!".      

4. "Esta é a vida do trabalhador da cultura. (...) Foi a vida que escolhemos." Pedro Marques, músico, trabalhador precário na Casa da Música, resiste à "inevitabilidade" a que outros sucumbem. Marca o tom dos sete testemunhos deixados no encontro da CDU com intelectuais e gente da Cultura realizado ao final da tarde na Cooperativa Árvore, representando outras tantas áreas ou instituições - justamente da Casa da Música ao ensino superior e investigação científica, passando pelas artes plásticas, educação, comunicação social, produção cultural e arquitectura - reconhecendo o papel, iniciativas e propostas do PCP e do PEV na Assembleia da República e na luta de todos os dias dos trabalhadores da Cultura. "Temos, em matéria de valorização da Cultura, um percurso incomparável", salientou Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Há caminho feito e há ainda caminho para andar, pois "não há democracia sem cultura", assinalou a deputada Ana Mesquita, apontando o objetivo da consagração de 1% do Orçamento do Estado para a cultura como "uma meta exequível".

5. Para encerrar a jornada, sessão pública em Vila Nova de Gaia, com o auditório da Junta de Freguesia de oliveira do Douro cheio. Que é como quem diz, com a lotação limitada a cerca de metade, no cumprimento de regras estritas de prevenção de contágios com o bicharoco que para aí anda. Uma sessão, mesmo assim, carregada de alegria e empenho na campanha. "Que cada um de nós que aqui está seja um candidato!", exortou Diana Ferreira, deputada do PCP e cabeça de lista.


Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?