Notas de campanha (4)

 

1. A jornada de campanha começa às oito da manhã, à entrada das oficinas da Câmara Municipal da Maia, para contacto com os trabalhadores. Um vem zangado com “todos” os partidos, por causa do aumento dos combustíveis. Acabara de encher o reservatório do carro e deu conta de que o gasóleo aumentara três cêntimos. Cabe esclarecer que a culpa não é de “todos”, pois aspropostas do PCP têm sido barradas pelo PS, PSD, CDS, PAN, Chega e IL.

2. Contacto com a população na feira semanal no Mercado Municipal do Castêlo da Maia. Um velhote simpático atira “São do partido do “bota-abaixo e por isso as reformas não aumentaram”. Explicamos que, pelo contrário, é o PCP quem tem puxado pelos aumentos das reformas e que o Governo não precisava de Orçamento para dar já o aumento de 10 euros. “Bem me parecia!”, exclama, ao lado, uma feirante. “Ora dê cá o panfleto, sempre aceito!”

3. Os lamentos pelos aumentos de “um ou dois euros” nas reformas regressa à porta do centro de saúde. “Bem, o Jerónimo lá diz que, por ele, a subida era muito maior, e já.” A conversa é entre duas senhoras. Recebem com simpatia o documento com os candidatos da CDU no distrito do Porto e as suas principais propostas. Uma delas sorri ao ver os símbolos da coligação – o PCP e o PEV. “Ah! Votei sempre no meu partido da foice e do martelo, sou gente de trabalho!”

4. Encontro com trabalhadores do Município de Matosinhos (foto). Um rol de problemas – dos baixos salários, agora situados ao nível do salário mínimo nacional, miserável para quem trabalha há duas dezenas de anos na mesma função, à higiene e segurança, passando pela inexistência de promoções, a falta de carreiras, o sistema de avaliação… – domina a conversa. Há esperança, porém. A deputada Diana Ferreira, primeira candidata da CDU no Porto, expõe e explica detalhadamente as iniciativas no Parlamento – as vitórias alcançadas e os avanços impedidos pelo PS, aliado ao PSD, ao CDS, ao Chega, à Iniciativa Liberal… “Por isso é imperioso reforçar a CDU”, exorta.            


(A foto é da página da CDU Distrito do Porto no Facebook)

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?