A importância de ser 1 de Janeiro

 

Olhando para as efemérides deste dia primeiro do ano, vale a pena reter alguns dos acontecimentos registados para a posteridade como marcos indeléveis na história da Humanidade e dos povos, de avanços no conhecimento, na ciência e na cultura, nos direitos humanos e no bem-estar.   

Neste dia, em 1863, há 159 anos, entrou em vigor a emancipação dos escravos promulgada pelo presidente norte-americano Abraham Lincoln, em plena guerra civil (guerra da sessão, entre 1861 e 1865), início de uma longa marcha para a tolerância nos EUA que infelizmente ainda não chegou ao seu termo.

Em 1959, consuma-se a vitória da Revolução, liderada pelo comandante Fidel Castro Ruz (foto*), sobre o ditador Fulgêncio Batista, serventuário dos interesses norte-americanos que nunca desistiram de procurar recuperar, por todos os meios – inclusivamente o longo bloqueio – a sua coutada, impondo ao povo cubano toda a sorte de sacrifícios e provações.

Neste dia, é forçoso lembrar os acontecimentos de ousadia e de resistência ao regime fascista e colonial português.

Há precisamente 60 anos, em 1962, na noite da passagem de ano, duas dezenas de homens comandados pelo capitão Varela Gomes tentam tomar de assalto o Regimento de Infantaria n.º 3, em Beja, numa malograda intentona para derrubar o regime.

Sete anos depois, em 1969, realiza-se na igreja de S. Domingos, em Lisboa, a primeira iniciativa colectiva de católicos contra a guerra colonial, mobilizando centena e meia de pessoas numa vigília iniciada na véspera, que termina com a aprovação de um manifesto sobre a política africana. A 8 de Dezembro, o papa Paulo VI – um apoiante da causa dos povos africanos colonizados – proclamara o dia 1 de Janeiro Dia Mundial da Paz, exortando os sacerdotes e os católicos a reflexões sobre o tema.

A iniciativa repete-se em 1972, com a vigília por tempo interminável iniciada na Capela de Nossa Senhora da Bonança, conhecida por Capela do Rato, no dia 30 de Dezembro, com centenas de pessoas a participar em sucessivos debates e reflexões e exigindo o fim da guerra colonial. A iniciativa é reprimida pela PIDE no dia 1 de Janeiro. Nesse mesmo dia, são denunciados pelos padres Joaquim Teles de Sampaio e Fernando Marques Mendes, da paróquia de Macuti, os massacres de Mucumbura, na Beira, Moçambique.


Outros acontecimentos nesta data

1788 - Sai o primeiro número do jornal britânico The Times.

1849 - O Reino Unido põe a circular o primeiro selo postal.

1896 - O físico alemão Wilhelm Roentgen apresenta os Raios X, descobertos em Novembro de 1895.

1902 - Primeira transmissão pública de rádio nos EUA.

1911 - É decretado em Portugal o descanso semanal ao domingo.

1938 - Sai o primeiro número do semanário português Século Ilustrado.

1980 - A Região Autónoma dos Açores é abalada por um sismo de grau 7 na escala de Mercalli, causando forte destruição especialmente na zona histórica da cidade de Angra do Heroísmo, ilha Terceira.

1987 – A Agência de Notícias LUSA inicia a atividade, em resultado da fusão da agência pública ANOP e da agência privada Notícias de Portugal.

1990 - O petroleiro espanhol Aragon larga uma enorme mancha de crude ao largo da ilha de Porto Santo, causando uma maré negra que atinge o arquipélago.

2002 - Primeiro dia de circulação do Euro, três anos após o nascimento oficial da moeda única europeia, a 1 de Janeiro de 1999.


* Foto: Granma, com a devida vénia

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?