Notas de pré-campanha (38)


1. Já vos falei do Mercado da Póvoa de Varzim (Notas de pré-campanha (14)). Mesmo ao sábado, dia de maior movimento, o declínio salta à vista. Passa das dez da manhã e a peixeira recita a queixa: “Isto a gente vai para a desgraça! Ainda não vendi nada!” Há razões: “Os grandes supermercados não páram de crescer”, aponta uma vendedora de frutas. E “não há dinheiro nos bolsos dos clientes”. Tão-pouco abunda no dos produtores-comerciantes. “Adubos e sementes aumentaram para aí uns 90%, e nós sem ajudas…”, queixa-se um no piso das hortícolas. Mas o PCP propôs na Assembleia da República ajudas aos produtores, com o Estado a assegurar o fornecimento dos factores de produção a preços justos aos pequenos agricultores. Acha bem? “Claro!” Pois bem, o PS e os outros do costume votaram contra. “Olhe, mais uma razão: boa sorte!” E votos!
2. Tarde nas ruas de Leça da Palmeira, Matosinhos. “Isto está mau: a CDU não chega ao poleiro”, diz um homem num café. Não queremos poleiro, queremos mais condições para fazer passar as propostas que melhoram a vida das pessoas. “Como?” Com melhores salários, melhores pensões e reformas. É possível, é justo. “Pois é, mas não vejo jeitos…” É uma questão de mais força, mais deputados. Este casal que agora aqui passa, à entrada de um supermercado, leva a propaganda em duplicado – consequência para quem se atrasa ou se adianta, desfasando-se nos passos. Diz a mulher: “E agora?” Então, leve para um amigo. “Ai levo, levo!”
3. Com o céu fechado e a chuva a desabar sobre o Passeio das Virtudes, na vetusta cidade do Porto, o Concerto Juventude CDU resiste, com uma enorme alegria. Por tantos sítios me têm falado – e mal sabem do que falam – da juventude indiferente à discussão política. Mas aqui mesmo comprovo, uma vez mais, o empenho revolucionário destes jovens. Juventude é CDU!

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?