Notas de campanha (5)

1. A chuva amainou e o céu abriu-se em sorrisos solares intermitentes, mas o vento sopra forte e frio. Nas ruas de Gondomar, rareiam as pessoas e todas as oportunidades de contacto são importantes. Repete-se a simpatia. “Fico com o papel, vou ler sim senhor, mas é o meu partido, sempre votei no PCP e na CDU!” A mulher tem um ar sincero, confiável. “Ah! E continuem a lutar pelos salários, contra a precariedade, pelos horários certos!” Sabemos que contamos! Agora vamos ao caso do homem que se recenseou “em 1974 e nunca” votou. Isto diz com uma auto-satisfação triunfante que desconcerta. Mas então alguém tem andado a decidir por si a sua vida… “Não interessa, não quero saber…” Então vamos cá ver o que gostaria de melhorar agora. E ele fala da reforma – “foi um aumento de miséria!” Pois veja, nós defendemos um aumento nas pensões e reformas em pelo menos 7,5%, no mínimo de 70 euros; não acha que valia a pena ajudar-nos a melhorar a sua reforma? “Se calhar acho. Ora dê cá o papel!”
2. Contacto com trabalhadores nas oficinas da Câmara Municipal de Gondomar. “É na CDU que costumo votar, mas isto está mal, não está?” Está mal, mas poderemos melhorar: sempre que o PCP tem mais deputados, a vida das pessoas melhora… “Pois, mas eu referia-me às sondagens”, rectificou. Ora, as sondagens não votam, não decidem nada. “Tem razão, temos é de avançar com isto, com confiança!”
3. À tarde, contacto com a população e comerciantes em Pedrouços, Maia. “Ora cá andais na propaganda…” O velho dono da loja aceita o panfleto, ajusta os óculos e orienta-se na leitura rápida das propostas da CDU com o polegar esquerdo descendo pela margem do documento. “Estão muito bem, mas vocês têm poucos, não vão lá!” Mas então se estão bem, se concorda, não será razão para votar na CDU, para aumentar o número de deputados? “Pois é desta que eu vou mudar de partido!” Agora, a equipa percorre um conjunto de ruas com habitação degradada. “É a Maia profunda!”, comenta alguém. Pretexto para a conversa sobre as medidas para este sector.
4. À noite, frente a frente, no Porto Canal, com o cabeça de lista da iniciativa Liberal.
Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?