Notas de campanha (4)

1. O vento frio que varre o passeio da Escola Secundária de Rodrigues de Freitas, no Porto, não desmobiliza os professores que aqui se juntam na iniciativa da Fenprof “Os professores na campanha”. Não, não há qualquer ligação entre a Federação Nacional dos Professores e a CDU. É uma acção autónoma, que está a correr todos os distritos, colocando na agenda política os problemas da classe docente. Integrando uma delegação da CDU, tive a oportunidade de saudar a Fenprof e os professores e de recordar o que, na Assembleia da República, o PCP tem proposto para a valorização da carreira docente.
2. Nova tribuna pública, desta vez na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organizada pela Juventude CDU. Temas obrigatórios: os inaceitáveis obstáculos ao acesso e permanência no Ensino Superior – propinas, taxas e emolumentos, insuficiência dos apoios da Acção Social Escolar, falta de alojamento estudantil. Mas também as questões do ensino artístico, dos impostos excessivos na compra de instrumentos musicais, do financiamento da Cultura.
3. A jornada termina com uma tribuna pública, em Vila Nova de Gaia, dedicada aos transportes colectivos. A iniciativa é precedida de uma acção de contacto com os utentes do Metro na estação de D. João II e nas paragens de autocarros da zona. “Eu até voto na CDU, mas não chegam lá, são poucos deputados”, diz um numa das paragens. Então, se votarmos mais na CDU, mais deputados teremos. “Sim, mas as sondagens…” As sondagens não votam, não se deixe guiar por elas. Afogueado na corrida para não perder este metro, um homem de meia-idade precipita-se para a plataforma, mas encontra o momento certo para pedir o panfleto com as nossas propostas e os nossos candidatos. “Coragem, força!” Outro espera pacientemente o autocarro da UNIR. Então, que acha desta rede? “Uma m****!!” E faz o seu desabafo. Então temos de melhorar isto a partir do dia 10 de Março. “O PC não consegue…” Consegue, consegue, se tiver mais deputados. Ora veja o passe intermodal – é ao PCP que se deve… “Pois é!”

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?