Notas de pré-campanha (36)

1. Manhã dedicada à gravação de debate, na Rádio Observador, entre as formações com representação parlamentar (é emitido amanhã às 9:30). Oportunidade para salientar as propostas do PCP e da CDU para a resolução dos graves problemas da habitação, em especial para as 100 mil famílias que, no país, vivem em alojamentos indignos; para a valorização dos salários e das pensões e reformas; para a urgência da remodelação de várias alas e serviços do Hospital de S. João e a construção do novo Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e outras intervenções urgentes na região.

2. À tarde, a meteorologia brindou a equipa central da CDU com magníficas abertas na Trofa, permitindo o contacto com a população e comerciantes. Numa loja, duas senhoras repetem o estribilho do costume – “são todos iguais”. Vejamos. Olhe o controlo dos preços do gás e da electricidade que tanta falta fazem com este frio: o PCP propôs; o PS, o PSD e a IL votaram contra, o Chega absteve-se. Acha que são iguais a nós? “Realmente…” O PCP propôs a fixação dos preços dos bens alimentares essenciais; o PS, O PSD, o Chega e a IL votaram todos contra. Acha que somos iguais? “Pois, se é assim…” E a amiga: “Mas olhe que não sabia, na televisão nunca aparece!”

3. Avancemos agora para a Senhora da Hora, Matosinhos, onde a tarde vai correndo para o fim. Na estação do metro, na correria das chegadas e das partidas, escasseia tempo para tomar a propaganda da CDU, mas há sempre mãos que a aceitam, sorrisos breves nos lábios, hesitações e negativas precipitadas pela pressa. “Não, não quero… Ora deixe ver… Ah! É da CDU, julguei que era outro! Pois dê cá, sim, que vou-me informar.” Num café, o dono exorta: “Ponham aí vários no balcão, para as pessoas verem, lerem ou levarem”. Numa loja, o proprietário anima: “É preciso que continuem a defender quem precisa! Ainda há para aí uns quantos que ainda vêm falar do antigamente!...”                 

 

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?