Notas de pré-campanha (7) – 21.JAN


1. Comecemos pela imagem, talvez inesperada, que ilustra estas notas. Mostra os silos da antiga Estação de Lacticínios de Paços de Ferreira, uma estrutura transformada em Parque Urbano. Convoca a memória, mas também as potencialidades da agricultura e da agropecuária do país. Por uma política patriótica e de esquerda, de valorização dos nossos recursos na agricultura, nas pescas, na indústria. Isto vem à conversa com um idoso que apanha o sol da manhã. “Sim, esta zona é muito conhecida pelos queijos, porque os pastos são muito bons para as vacas leiteiras”.

2. Na “feira dos pássaros”, compradores demoram-se, passeando entre as aves de cores variadas e exuberantes, admirando plumagens, portes, cantos. Surpreendidos pela comitiva CDU ao contacto, muitos não regateiam dois dedos de conversa sobre os temas das nossas propostas. “Sim, é possível melhorar a vida das pessoas”, diz um homem. E a mulher junta: “E estes ainda não estiveram lá (no Governo), são poucos, merecem ter mais deputados”. O vendedor este a mão para o documento. “É o meu partido.”

3. No centro, um idoso passeia o cão. Mete conversa a pretexto das bandeiras da CDU. Trazem-lhe à memória as manifestações da CGT em França dos seus tempos de emigrado. “Lá é que era – manifestações grandes, fortes, tous ensemble”. Por cá, também podemos ser ainda mais fortes… “Pois sim, vamos a isso!” Adiante, uma idosa aceita o panfleto com boa disposição. Como me tivesse atrasado um pouco, interpela-me, provoca, rindo: “Já vai cansado?” Que não, ainda estou aqui para as curvas! “Olhe mas é se vê em frente!”   


Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?