Notas de pré-campanha (5)



1. A jornada começa as oito da manhã no interface de transportes da Casa da Música, entre a azáfama dos que se levantam cedo e cruzam o Grande Porto durante uma ou duas horas para chegarem ao emprego. Na cafetaria, três mulheres desvalorizam os desdobráveis da CDU. "Todos prometem, ninguém faz nada..." Sim, prometemos, mas fazemos, propomos, e até conseguimos... Olhe, o passe único que usa, os manuais escolares gratuitos dos seus netos, etc. devem-se ao PCP. "Ah! , não sabia..."

2. Em Vila do Conde é dia de feira grande de Janeiro. Um comerciante coça lentamente o queixo, mira e remira o panfleto. "Realmente, é preciso virar isto - e só há uma maneira. Podem contar comigo!"
3. À saída,à hora de almoço, da conserveira Gencoal, em Vila do Conde, as operárias brincam com a Carvalhesa que a sonora da comitiva da CDU debita com alegria: "Ai isto vai com dança?" Que vai com a alegria de quem tem convicção e determinação. "Se é para melhorar os salários , vamos a isto."
4. Visita às oficinas da CP em Guifões. Confirma-se: os técnicos e operários fazem operações de manutenção e de reparação de material circulante da CP e do Metro do Porto de que nos podemos orgulhar muito.
5. Contacto com a população no Porto, entre o Campo 24 de Agosto e a Trindade. Vamos melhorar isto - melhores salários e pensões? "É muito difícil!..." Mas não é impossível, pois não. Uma e outra mulher atravessam a rua para virem buscar o panfleto da CDU, sorrisos largos nos rostos. "É preciso avançar, avançar mesmo!"
6. Tribuna pública da JCP sobre habitação. Testemunhos vivos e impressionantes de jovens deslocados que procuram um quarto numa residência universitária para poderem estudar; e de jovens que procuram casa para seguirem o seu rumo.
7. A jornada acaba, à noite, com uma audição pública sobre imigração. É impressionante o cortejo de relatos de tantos e tantos que vêm para o nosso país s em busca de melhores condições e que vêem limitados ou denegados direitos fundamentais. "A condição de imigrante é uma agravante em todos eles", escutamos várias vezes.
Obs: Na jornada de hoje, participou João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu.

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?