Notas parlamentares (58)

Literacia - Nova sessão do Parlamento dos Jovens, com a minha participação, na segunda-feira, no debate na Escola Secundária de D. Afonso Henriques, em Vila das Aves. Estava bastante frio e a lista de candidatos à sua eleição para representar a escola na fase distrital e, se apurada, na fase nacional, mostrou uma curiosidade singular em relação ao tema desta edição - "Literacia financeira". Pudemos partilhar algumas reflexões sobre o que vai de pressão sobre os cidadãos e as famílias, responsabilizando-o(a)s, tantas vezes, por não conseguirem economizar. Como podem, quando a renda, ou a prestação da casa, os custos da alimentação, do gás, da electricidade, dos combustíveis, dos transportes e outros bens e serviços essenciais são superiores aos rendimentos? Não há literacia que resista.

Incêndios - Reuniu-se, na terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os incêndios rurais para tratar das propostas de cada partido para a audição de personalidades e entidades e para a recolha de documentação pertinente sobre o tema. O PCP não deixará de estar nesta CPI com a responsabilidade e o rigor de sempre.

Galp - Na reunião de terça-feira da Comissão de Ambiente e Energia, deveria ter sido discutido e votado um requerimento do PCP para a audição, com carácter de urgência, da ministra da tutela sobre o negócio da fusão da Galp com a multinacional "espanhola" Moeve. Para proteger o Governo de perguntas incómodas, o PSD usou o adiamento potestativo (por vontade própria e sem ter de justificar) desse ponto. Eles lá sabem ao que andam...

Arsenal -  Ainda na terça-feira, foram ouvidos, na Comissão de Defesa, representantes da Comissão de Trabalhadores do Arsenal do Alfeite e do Sindicato dos Trabalhadores Civis das Empresas de Defesa. O PCP não de denunciar as consequências da empresarialização de um estaleiro que deve voltar a ser uma estrutura no âmbito da Armada, designadamente o desinvestimento na sua modernização e mesmo conservação e em mão-de-obra, que tem sido drasticamente reduzida.

IPSS - Participação, na quarta-feira, na audição de peticionários pela equiparação dos salários dos trabalhadores nas instituições particulares de solidariedade social (IPSS) aos dos trabalhadores em serviços equivalentes na Administração Pública. Oportunidade para valorizar a importância dos sindicatos na defesa dos trabalhadores e dos seus direitos e interesses.  

Apagão - No Grupo de Trabalho, no âmbito da Comissão de Ambiente e Energia, que analisa os acontecimentos relacionados com o apagão de fornecimento de energia eléctrica em 28 de Abril do ano passado, oportunidade, também na quarta-feira, nas audições da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e da empresa que gere o sistema de comunicações de segurança e emergência do Estado (SIRESP), oportunidades para denunciar as políticas de direita ao serviço de interesses privados.    

CASES - Na série de audições, ainda na quarta-feira, ao presidente da Cooperativa António Sérgio de Economia Social (CASES) e a um conjunto de organizações cooperativas, de desenvolvimento local e regional e dos sectores solidário e social cooperadores e fundadores desta cooperativa de interesse púbico, ficou demonstrado que o PSD está isolado no apoio à decisão do Governo de fazer sair o Estado da CASES, decisão que ditará o fim desta estrutura fundamental. 

Habitação - Reunião, na sexta-feira, em Penafiel, sobre problemas de habitação. O PCP tinha razão - e não desistirá - quando denunciou as graves consequências da lei dos despejos/lei Cristas.  

Presidenciais - Participação, na quinta-feira e na sexta-feira, em diversas acções de campanha presidencial de António Filipe, nas quais o testemunho e as reflexões e os alertas como deputado também são importantes        

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho