Na dobadoira do mundo: 14 de Janeiro

Neste dia 14 de Janeiro, em 1996 – passam hoje 30 anos –, Jorge Sampaio (n. 18/9/1939 - m. 10/9/2021) é eleito Presidente da República Portuguesa, com 53,91% dos votos, vencendo Aníbal Cavaco Silva (46,09%).

A vitória do ex-secretário-geral do Partido Socialista e ex-presidente da Câmara Municipal de Lisboa deveu-se em grande parte à desistência, em seu favor, dos candidatos apoiados pelo PCP, Jerónimo de Sousa, e pela UDP, Alberto Matos. Participaram no sufrágio 66,29% dos 8 693 636 eleitores inscritos.

 

Outras efemérides neste dia

1914 - Entra em funcionamento a primeira linha de montagem móvel de automóveis Ford, com o modelo Ford T, que reduz de 12 horas para 90 minutos o tempo de construção de um veículo, ou duas horas e meia noutros modelos mais complexos.

1936 - É publicado o primeiro número do jornal infantil O Mosquito, "semanário da rapaziada" fundado por Tiotónio (António Cardoso Lopes) e Raul Correia, que durou até 1953. No século XIX, publicara-se um jornal satírico com o mesmo título e caricaturas de Bordalo Pinho.

1964 - Começa, na Guiné-Bissau, a Operação Tridente, a primeira das grandes operações militares das forças coloniais portuguesas, destinada a desalojar os guerrilheiros do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) da estratégica ilha do Como, a Sul de Bissau.

Apesar da desproporção de capacidades, combinando forças do Exército, da Marinha e da Força Aérea, num total superior a 1 100 homens, contra 300 guerrilheiros, a operação prolongou-se por 71 dias, até 24 de março, saldando-se na re-ocupação das ilhas do Como, Cair e Catungo, controladas desde 1963 pelo PAIGC, controlo esse que veio a ser recuperado pelo movimento de libertação.

1972 - A PIDE prende, no Macutin, em Moçambique, os padres Joaquim Teles de Sampaio e Fernando Marques Mendes, por terem denunciado o massacre de pelo menos 25 civis na povoação de António, próxima da localidade de localidade de Mucumbura, durante uma das operações de comandos na região, entre Outubro e Novembro do ano anterior.


Foto: Museu da Presidência

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho