Na dobadoira do mundo: 12 de Janeiro

Neste dia 12 de Janeiro, em 1616, o navegador e explorador português Francisco Caldeira Castelo Branco, ex-Capitão-Mor do Rio Grande do Norte, no Brasil, desembarca na Baía do Guarajá, à frente de uma expedição de 200 homens para expulsar os corsários franceses, ingleses e holandeses e iniciar a colonização do "Império do Amazonas".

Manda de imediato iniciar a construção de um fortim em paliçada, inicialmente chamado Presépio, em redor do qual se desenvolveu um povoado que recebeu o nome de Feliz Lusitânia. Estavam lançados os alicerces da cidade de Belém, que veio a ser a capital do estado brasileiro do Pará.

Em 1959, o general Humberto Delgado (n. 15/5/1906 - m. 13/2/1965), candidato da Oposição Democrática às eleições Presidenciais no ano anterior, temendo pela sua segurança, refugia-se na Embaixada do Brasil em Lisboa e pede asilo político, concedido pelo governo brasileiro alguns meses depois.

Delgado, cuja candidatura constituíra um "terramoto" político, pelo desafio ao ditador António de Oliveira Salazar, abrindo de algum modo a série de anos negros para o fascismo, defendeu o golpismo como via de derrube do fascismo, tendo apoiado a aventura do capitão Henrique Galvão de tomada do paquete Santa Maria (21/1/1961) e o fracassado assalto ao quartel de Beja (passagem de ano de 1961 para 1962).

Atraído pela PIDE, através de uma armadilha, veio a ser assassinado em Villenueva del Fresno, perto da fronteira de Badajoz, supõe-se que em 13 de fevereiro de 1965.

Em 1972, um comando da Acção Revolucionária Armada (ARA), o breve braço armado do Partido Comunista Português (PCP), que esteve em actividade entre 1970 e 1973, faz deflagrar, durante a madrugada, uma carga explosiva e outra incendiária num armazém do Cais de Alcântara, em Lisboa, destruindo grande parte do material militar que ali estava pronto para embarcar para a guerra colonial, a bordo do navio Muxima.

Nesse mesmíssimo dia e ano, o Movimento Popular pela Libertação de Angola (MPLA) alarga a luta armada contra o colonialismo português ao distrito de Cunene.

Em 1976, morre em Winterbrook, Reino Unido, a escritora britânica Agatha Christie (n. 15/9/1890), criadora do inspetor Hercule Poirot e de Miss Marple.

Em 1991, o Congresso dos Estados Unidos da América (EUA) aprova a declaração de guerra ao Iraque.


Última foto conhecida de Humberto Delgado, registada em 31 de janeiro de 1965 (Centro de Documentação do Museu do Aljube Resistência e Liberdade) 

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho