Na dobadoira do mundo: 17 de Janeiro

Neste dia 17 de Janeiro, em 1945, o Exército Vermelho liberta da violenta ocupação nazi a capital da Polónia, Varsóvia, já profundamente devastada pelos combates entre as forças da resistência e as tropas alemãs, abrindo mais uma frente de derrota da Alemanha na II Guerra Mundial.

À data da invasão pelas tropas do III Reich, sob Adolf Hitler, em 1 de Setembro de 1939, Varsóvia acolhia a maior comunidade judaica da Europa e a segunda maior do Mundo, depois de Nova Iorque, com mais de 350 mil pessoas.

Vítima da segregação, perseguição e extermínio – com o gueto de Novembro de 1940, mas também com o envio para campos de trabalho forçado e de assassínio em massa – a população judaica estava reduzida a 6%.

A libertação da Polónia – e em particular da capital – tornou-se possível graças à enorme e eficaz ofensiva das forças da União Soviética lançada essencialmente a partir de Agosto de 1944, que deu ânimo e força à resistência interna polaca, que se lançou na luta contra o exército ocupante.

A entrada do Exército Vermelho na capital polaca marca um rumo irreversível II Guerra e na libertação dos campos de concentração e extermínio e no país nos meses seguintes.

 

Outras efemérides neste dia

1921 - Começa a primeira greve de jornalistas e outros trabalhadores da Imprensa em Portugal, que durou 104 dias. O movimento foi desencadeado por volta das 23 horas, na Redacção de O Século, quando os jornalistas abandonam as secretárias.

 

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho