Quem rouba também dá esmolas

Uma das notícias do dia anuncia que o "Estado vai gastar 30 milhões de euros" com a tarifa social de electricidade e de gás natural para os mais pobres. A medida ainda não está disponível sob a forma de diploma legal, mas dá para perceber o embuste da coisa. Na verdade, o Estado não vai gastar coisa nenhuma.
A coisa explica-se facilmente. A partir de 1 de Outubro, o IVA sobre a electricidade e o gás natural passa de 6% para 23%. Como dizia o outro, é só fazer as contas e concluir que o Governo faz um assalto colossal aos bolsos das famílias. A partir da mesma data, segundo a propaganda governamental, as famílias mais pobres terão um "desconto" de 6% na electricidade e 25% no gás natural. 
A pergunta impõe-se, mas não vi ainda resposta (distracção minha!...): esse assim chamado desconto é para aplicar sobre o preço actual daqueles serviços ou sobre o preço brutalmente agravado pelo aumento do IVA? Qualquer que seja a resposta, não vejo, falho de competência como sou em matéria de finanças, como é que o Estado vai gastar, pois parece-me apenas que só vai deixar de arrecadar um pedacinho muito pequenino do roubo.
Parvos como andamos, ainda pensamos nos convencemos de que, assaltando-nos, nos dão alguma coisa. Ou, visto de outro ângulo, afinal quem rouba também dá esmolas. 
.   

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?