Sobre a grande entrevista de Dilma


Na véspera da chegada da Presidente da República do Brasil a Portugal, a SIC transmitiu aquilo que apresentou como a primeira grande entrevista de Dilma Rousseff após a sua eleição.
Foi realmente uma entrevista muito interessante, reafirmando a visão clara e determinada de Dilma Rousseff sobre assuntos como a economia, o desenvolvimento, a paz, os direitos humanos e a política externa.
Do trabalho da SIC, porém, um pormenor me intrigou, ignorante que sou em matéria de televisão (além de muitas outras), e que tem a ver com a disposição cénica da entrevista e os lugares (e os planos na tomada de imagens) que entrevistador (Miguel Sousa Tavares) e entrevistada (a Presidente do Brasil) ocupam.
Nela, o entrevistador ocupa um maple individual e em vários planos parece dominar a cena. E a entrevistada ocupa a extremidade de um maple de vários lugares e, por vezes, parece dominada e isolada nessa vastidão simbólica.
Já perceberam que nada sei de televisão e que sou completamente incompetente para discutir detalhes de realização. Mas como tenho a liberdade de dizer disparates, lá calhou de escrever este, que consiste simplesmente em achar estranha a cena. Só isso.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?