Diário Off (6)


Desconfinar a memória. Ver para além da janela do óbvio, resistir aos patrulheiros da moral e dos costumes cívicos, recordar a repressão e o horror para que possamos gritar nas alamedas das nossas vidas Não, nunca mais!, Resistiremos, resistamos!, evocar passos decisivos da civilização e momentos exaltantes de resistência e de luta.

Memória #1 – Libertação do campo de concentração e extermínio nazi de Mauthausen, na Áustria, há 75 anos, passam hoje, a 5 de Maio de 1945.

Seguindo a sugestão da AssociaçãoCultural Memória Histórica Democrática, de Ferrol, na Galiza, recordando os mais de nove mil compatriotas (essencialmente ex-combatentes antifranquistas fugidos para França e pela França traídos) deportados para campos de sofrimento e de morte, recomendo o impressionante documentário “OsÚltimos Espanhóis de Mauthausen e Restantes Campos Nazis”, de Carlos Hermida de Miguel e Concha Esquinas.

Outras efemérides nesta data:

1918 – Nascimento de Karl Marx. Ainda hoje e por muitos e muitos anos o proletariado, os povos e a própria Humanidade lhe devem muito dos seus avanços e conquistas.  

1981 – Morre, na prisão de Maze, em Belfast, Irlanda do Norte, Robert“Boby” Sands, militante do IRA, ao cabo de 66 dias de greve de fome e absoluta inclemência do Governo britânico de Margaret Thatcher.


Aditamento:

Há 70 anos, a 5 de Maio de 1950, Álvaro Cunhal proferiu a sua intervenção de defesa colocando os fascistas no banco dos réus.  

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho