Despedimentos no "Público": o que está em causa

Como era de prever, depois de ter criado uma atmosfera - interna e externa - propícia às más notícias, a Administração do "Público", detido pelo poderoso grupo Sonae, jogou hoje a sua cartada, comunicando o início de um processo de despedimento colectivo abrangendo 48 trabalhadores.
A Administração alega quebra contínua de receitas. Mas a verdade é que o "Público" é um pequeno segmento do negócio da Sonaecom, holding da Sonae que, em plena crise, obteve um aumento de lucros de quase 20% no primeiro semestre do ano, depois de um aumento de 51,7% em 2011.
"O que está em causa não é a sobrevivência de uma pequena empresa", considerou hoje o Sindicato dos Jornalistas. "O que se passa é que a Sonaecom e a Sonae não querem diminuir os seus lucros e não hesitam em sacrificar quase meia centena de trabalhadores, lançando mão de um despedimento colectivo no quadro de uma gravíssima crise económica e social, e rejeitando a função social que as empresas devem assumir especialmente em épocas como esta", sustenta o SJ em comunicado distribuído esta tarde.
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?