Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Hoje é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.

Proclamado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e comemorado desde 1996, no dia em que se assinala a morte de dois dos mais importantes vultos da literatura universal – Miguel de Cervantes e William Shakespeare, a 23 de Abril de 1616.

Com a celebração, a UNESCO pretende prestar homenagem ao livro e aos seus autores e incentivar todos, especialmente os mais jovens, a descobrir o prazer da leitura e a respeitável a insubstituível contribuição dos criadores para o progresso social e cultural.

Assinalada numa época de profundas transformações tecnológicas que estão metamorfoseando as formas de apresentação do livro, a efeméride reveste um importante significado também num mundo que se agita e confronta com as suas contradições.

Justamente, os livros “são os melhores mensageiros da tolerância”, observa a directora-geral da UNESCO, Irina Bokova, na sua mensagem alusiva ao Dia Mundial deste ano, sublinhando que é necessário tornar a riqueza dos livros acessível a 800 milhões de adultos no mundo que ainda não beneficiam da leitura.
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?