“Favor, Recompensa e Controlo Social: Os Bairros de Casas económicas do Porto (1935-1965)”

Agenda, muito importante:
O jornalista Paulo Almeida defende, no próximo dia 12 de Novembro, às 10h30, no Anfiteatro 1, Piso 1, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), a sua - e muito importante - tese de Mestrado em História Contemporânea intitulada “Favor, Recompensa e Controlo Social: Os Bairros de Casas económicas do Porto (1935-1965)”.

A dissertação, explica Paulo Almeida no convite para o acontecimento, inscreve-se no domínio da História Local, abordando a temática da Habitação durante o Estado Novo.

As casas económicas foram uma iniciativa habitacional que visava o controlo e alargamento da massa de apoiantes do regime autoritário, através da entrega de casas a famílias nucleares, pela concessão da propriedade dos imóveis, que compreendiam uma vivenda unifamiliar, com quintal e logradouro. No Porto foram construídos 12 bairros de casas económicas, entre 1935 e 1965, facilmente identificáveis na paisagem urbana graças à aplicação de um estilo arquitectónico que ficou conhecido por “casa portuguesa”.


(A fotografia refere-se ao Bairro do Amial, 1938 (1.ª fase), casas da Classe B; fonte: www.monumentos.pt)


A dissertação, que se insere no Curso de Mestrado em História Contemporânea (2008-2010) da FLUP, foi orientada pelo Prof. Doutor Gaspar Martins Pereira e terá como arguente o Prof. Doutor Virgílio Borges Pereira, coordenador científico do Centro de I&D do Instituto de Sociologia da UP. O Júri será presidido pela Prof. Doutora Conceição Meireles Pereira, directora do curso de Mestrado em História Contemporânea.
Tendo o privilégio de privar com o mestrando e de ter testemunhado de alguma maneira o seu labor apaixonado, de resto muito apaixonante, posso assegurar que temos obra!
E aproveito para recomendar, nas minhas Outras Naves o seu quase anónimo blogue - Meios de Produção
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?