Notas de campanha (6)


1. “Estou farta de ser tratada como uma batata quente – chutada de uns para os outros!” É um protesto sentido. A jovem que hoje de manhã encontrámos na Avenida da República, em Vila Nova de Gaia, está revoltada. Presta trabalho de facto à EDP, há anos que dá a cara por ela numa loja, até assina documentos por ela, mas sempre através de contratos com sucessivas empresas de outsourcing – esse biombo que tem servido a dissimulação da precariedade, como o PCP tem denunciado e a CDU pretende acabar. “Sim, estou quase a decidir-me pela CDU. É quem nos defende!” Um trabalhador de uma empresa de telecomunicações emerge de uma tampa de infra-estruturas no solo, findo mais uma reparação. Então, vamos sair do buraco dos baixos salários? “É bem preciso, sim!” Salário Mínimo Nacional nos mil euros já neste ano… “Sim, então se em Espanha já têm mais do que isso e a vida lá é igual!” Então é possível, não é? Por isso o propusemos, foi chumbado, mas continuamos a propor. “Fazem bem, estou convosco!”

2. Propostas da CDU: melhores salários… À saída das oficinas da Câmara Municipal de Valongo, o documento com as propostas e os candidatos da CDU no distrito do Porto. “Realmente, temos mesmo de tentar avançar!” São formas de apoio de quem sente na pele a necessidade de melhores condições. Tentar apenas, não!; estamos mesmo determinados a avançar. Por isso é muito importante eleger mais deputados do PCP. Há vozes de concordância, gestos solidários, punhos que se erguem em saudação e apreço. “Bom trabalho, camaradas!”

3. À saída do turno na fábrica da multinacional Hutchinson, em Valongo, sucessivas golfadas de trabalhadores precipitam-se para a porta giratória de grades, que parecem de prisão. Propostas da CDU! “Obrigado!” Bom descanso, bom fim-de-semana! “Bem precisamos!” Votar na CDU para aumentar salários e reduzir horários. “Isso mesmo, é justo!” O que fazer então? Esta trabalhadora, por exemplo, que aqui vai, visivelmente cansada mas aliviada, em direcção ao justo fim-de-semana, detém-se um instante e declara para quem quer ouvi-la: “É mesmo votar na CDU”. De acordo.

4. Num repente, as operárias da fábrica de confecções Tyrrel, em Rio Tinto, Gondomar, precipitam-se para o portão. Cessa o dia e cessa a semana de trabalho, mas há um dia para terminar longe daqui. Então por que tem de ir a correr? “Tenho de apanhar o autocarro, senão o outro vem muito cheio”, justifica. Ora, de melhores e mais eficientes transportes temos falado nas nossas propostas, basta ver o panfleto regional com os 12 compromissos dos candidatos no distrito – aqui tem. E da articulação entre a vida profissional e a vida pessoal. Aumentar salários, reduzir horários! “Isso é que era bom!” A interjeição repete-se, é verdade. Como a resposta: Mas é possível, está nas propostas da CDU!

5. A tarde vai acabar com a brigada da CDU em contacto com a população e comerciantes na zona da Triana/Giesta, ainda em Rio Tinto. O documento da CDU com os compromissos e os candidatos passa de mãos militantes para mãos disponíveis. Propostas para mudar isto, mas para melhor… O homem dá uma vista de olhos. “Vou ler melhor, mas parecem-me bem. Mas vocês estão um bocado em baixo…” Em baixo, como? “Então, as sondagens…” Ah!, mas as sondagens não votam. Na rua de Afonso Henriques, uma idosa recolhe a casa. Posso oferecer-lhe esta informação da CDU? “Claro que sim, se é da CDU!”

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?