Notas de campanha (13, última)

1. A sala de espectáculos da Tuna Musical de Santa Marinha, em pleno centro histórico de Vila Nova de Gaia, está à pinha. “A CDU a avançar, as mulheres a votar! A CDU a avançar, as mulheres a avançar!...” A palavra de ordem é entoada a plenos pulmões, com enorme entusiasmo. Hoje é o Dia Internacional da Mulher – dia de luta, porque a prática de todos os dias contraria as garantias constitucionais e legais. Por isso a CDU realizou uma sessão dedicada à luta ainda necessária. “Estou aqui para que as jovens não passem pelo que eu passei: estava grávida no fim do mês e andava a lavar escadas de joelhos.” Palavras ditas por uma senhora idosa que, no final da sessão, se aproxima do secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, para o abraçar.
2. A chuva copiosa fustiga a acção de contacto com a população em Vila Nova de Gaia. “Ó senhores, saiam lá da chuva, que ainda vão ficar constipados e nem às eleições chegam!” Deixe lá, campanha molhada, CDU abençoada! A mulher ri com condescendência. Adiante, um comerciante atira: “Isto de resultados não está bom para vocês”. Vamos ver no domingo, mas olhe que a D. Maria Sondagem não consta de nenhum caderno eleitoral – as sondagens não votam! Ele ri da graça. “Estava a brincar, tenham lá boa sorte, que a CDU é precisa na Assembleia.”
3. A “tradicional arruada” da CDU (sim, a da CDU é mesmo tradicional) começa a juntar forças na Praça da Batalha, que as bátegas de chuva atacam ainda de forma inclemente. Há activistas ensopados de outras tarefas de campanha, porque estes dias são longos, outros prontos para a “molha”; mas a multidão vai engrossando. Uma “aberta” no mau tempo vem brindar-nos. “A CDU avança, com toda a confiança!” A confiança transborda da Rua de Sana Catarina, desta vez percorrida apenas até Passos Manuel, porque a arruada vai entrar a seguir para o Coliseu. “O povo a votar, a CDU a avançar! O povo a votar, a CDU a avançar!” A alegria e o entusiasmo enchem por completo o Salão Ático. Isto vai, camaradas, isto vai!
4. Nota final: Estas notas – as de pré-campanha e as de campanha – são apenas registos despretensiosos de alguns dos intensos e ricos momentos que pude viver nesta tarefa fantástica desde o dia 15 de Janeiro. Relatam impressões e situações reais – qualquer semelhança com a ficção é pura coincidência. Agradeço muito a amabilidade de todos quantos manifestaram a consideração por estes escritos, lançados no ecrã ao correr do teclado, repositório apressado de impressões e apontamentos que não tiveram outro intuito senão o da partilha, e sem os cuidados de oficina que toda a prosa deveria ter.

Mais informações na página da CDU - Distrito do Porto 

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?