Incompatibilidades

Um camarada meu, recém-licenciado em Direito, perguntava-me há dias se a profissão de jornalista é incompatível com a de advogado.
Repeti-lhe o que várias outras vezes tenho respondido à mesma pergunta: não há qualquer incompatibilidade formal - legal - entre uma e outra actividades, nem penso que seja razoável instituí-la, ainda por cima para duas profissões com um apego tão comum à liberdade e aos direitos das pessoas.
No entanto, recordei-lhe o evidente risco de algum conflito de interesses - seja porque o advogado pode ser tentado a defender como jornalista os interesses de um cliente do escritório; seja porque o jornalista pode vir a ser confrontado com a necessidade de noticiar algum incidente com o cliente do advogado...
Nada que não possa ser resolvido com com senso e sobretudo tendo bem presente o "velho" preceito do Código Deontológico dos jornalistas segundo o qual "o jornalista não deve noticiar assuntos em que tenha interesses". Se o mesmo valer para o advogado, a parede divisória entre a Redacção e o escritório de advogado será seguramente bem robusta.
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?