ERC: eleitos por um triz

Os quatro elementos do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) designados pela Assembleia da República foram eleitos, hoje, com apenas mais dois votos do que o mínimo de dois terços dos presentes exigidos pela Lei.
Segundo foi divulgado, estavam presentes 213 deputados e a lista do comité de defesa do monopólio da Regulação recolheu 144 votos favoráveis, apenas mais dois do que os 142 que corresponderiam aos dois terços dos 213 presentes, registando-se 60 votos em branco e nove nulos.
Recordemos: o PSD tem 108 deputados e o PS tem 74, ou seja, 182 eleitos pelos partidos do Bloco Central, aos quais se devem somar os da muleta que apoiou a lista, o CDS-PP, com 24 eleitos, obtendo-se assim 206.
Ainda não se conhece a lista das presenças e dos votantes, mas é um facto que a maioria alargada quase não assegurou a eleição dos reguladores e que muitos deputados da dita maioria não alinharam na negociata. E que mesmo que todos os 24 deputados eleitos pelo PCP, pelo BE e pelo PEV estivessem presentes, seriam apenas uma parte dos 69 que não votaram favoravelmente a lista PSD/PS + CDS-PP. 
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?