Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais
Hoje é o Dia Internacional para a Prevenção das Catástrofes Naturais. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de Dezembro de 1989 (Resolução 44/236), a jornada, que se realiza nas segundas quartas-feiras do mês de Outubro, coloca em destaque a importância da prevenção e mitigação dos efeitos de fenómenos naturais, com particular destaque para os riscos de cheias e inundações e para medidas ambientais e urbanísticas adequadas.
Ainda ontem a ONU publicava o balanço das inundações na África Ocidental e Central: 377 mortos e mais de milhão e meio de pessoas afectadas, a somar às cifras geralmente apontadas nesta altura: quase cinco mil catástrofes na última década, um milhão de mortos, quase 1900 milhões de pessoas afectadas.
As catástrofes naturais são cada vez "maiores, mais letais e mais frequentes", assinala o secretário-geral da ONU, Ban Ki-monn, na sua mensagem alusiva à jornada, destacando que "uma proporção demasiado alta da população vive em planícies inundáveis ou sobre falhas sísmicas".
.