Notas parlamentares (27)
Nazaré - Segunda-feira, primeiro dia das Jornadas Parlamentares do PCP no distrito de Leiria. Muito para além da nota porventura nostálgica do meu regresso a Leiria, levo no caderno de notas muitos e ricos apontamentos das reuniões com a direcção e com a Associação de Estudantes da Escola Básica e Secundária da Nazaré e da demorada visita ao Promontório da Nazaré.
Sapadores - Tenho, há muito anos, uma enorme admiração pelos sapadores florestais e um respeito sincero pelas funções primordiais que desempenham na silvicultura preventiva, na vigilância e na primeiríssima intervenção em caso de fogo florestal. Foi muito gratificante o encontro que, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PCP no distrito de Leiria, tive, na terça-feira, em Peniche, com equipas de sapadores florestais da Comunidade Intermunicipal do Oeste e da Câmara Municipal de Peniche.
Algarve - Na quarta-feira, foi dia, no plenário da Assembleia da República, de declarações políticas. O PSD optou por falar dos investimentos no Algarve, matéria que, naturalmente, suscitou debate. Havia, porém, dois problemas. Primeiro: o de saber quem quem legitimidade para intervir ali sobre problemas da da região; segundo: o que realmente está a a ser efectivamente feito.
Cultura - Na noite de quinta-feira, encontro, via videoconferência, com uma dezena de estruturas culturais da região Norte excluídas do apoio às artes, não porque não tenham alcançado a classificação mais do que necessária para os respectivos projectos, mas porque a verba disponível se esgotou. Sobre este problema, o PCP tem uma posição claríssima: é absolutamente indispensável garantir financiamento a todos os projectos.
Censura - Na sexta-feira, o país assistiu a um espectáculo deplorável ao qual o PCP foi alheio. O problema é que não sabemos por quanto tempo se prolongará.
Contas - Neste sábado, no âmbito da XIV Assembleia da Organização Regional do Porto do PCP, foi mais um momento de prestação de contas sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia da República e de reafirmação do compromisso do Partido para com os trabalhadores, o povo e a região.