Notas Parlamentares (16)

Pensões - É o tema central, pelo menos nesta semana, do debate na especialidade da Proposta de Orçamento do Estado para 2025 escolhido pelos media, ainda que estes tendam a centrar a discussão nas "alternativas" do PS e do Chega. O Fórum TSF de segunda-feira foi dedicado a este tema, oportunidade para valorizar as propostas do PCP, especialmente o aumento de 5% para todas as pensões, no mínimo em 70 euros para todos os pensionistas.

Reformados - Prosseguiram, na terça-feira, tarefas relacionadas com reformados e pensionistas, que passaram pela intervenção numa tribuna pública sobre o direito às indemnizações por acidentes de trabalho e doença profissional acumuláveis com a remuneração e a pensão, promovida pelos sindicatos dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) e do Município de Lisboa (STML) frente à Assembleia da República. Ao final da tarde, audiência a organização de pensionistas e reformados para reafirmar a importância das propostas do PCP quanto ao aumento das pensões, ao recálculo das actualizações a 2019, à fixação da idade legal de reforma aos 65 anos, à eliminação do factor de sustentabilidade e à possibilidade de reforma com 40 anos de descontos sem penalização.


AdP - O PCP sempre com os trabalhadores. Nesta quinta-feira, intervenção de saudação a uma concentração de duas centenas de trabalhadores do Grupo Águas de Portugal (AdP) junto da sede da empresa, que estão em greve e em luta por justíssimas reivindicações, como o aumento dos salários em pelo menos 150 euros, a valorização dos salários e das carreiras, redução da jornada de trabalho, subsídios de risco, penosidade e insalubridade, entre outras matérias.   

Administração Pública - O primeiro-ministro bem disse, há duas semanas, que "vale a pena vir trabalhar para a Administração Pública", mas, no debate na especialista, nesta sexta-feira, da proposta de Orçamento, foi preciso lembrar que não é o Governo nem é o PSD, mas sim o PCP quem propõe melhores salários e carreiras, o aumento do subsídio de alimentação e o fim da precariedade para os trabalhadores

Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

Notícias da frente, que informação na retaguarda?

Jornalismo: 43 anos e depois