Sobre a intocabilidade fiscal de Depardieu


O actor Gérard Depardieu escapuliu da entretanto derrotada medida do presidente francês, François Hollande, de taxar as fortunas em 75% (se não estou em erro). 
Depardieu fugiu pela porta cúmplice das chancelarias do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e sujeitou-se ao papel de aparecer perante os Media de fatiota e passaporte russos, fazendo-se filmar e fotografar como espécime dessa estirpe seleccionada dos intocáveis que consegue pressionar e fintar os sistemas, apresentando-se como cidadão russo, como consta da foto (da AP, via edição em linha do "Telegraph").
Há vários aspectos muito chocantes em tudo isto. E não é só - e já não é nada pouco - o facto de Depardieu ter anunciado e obtido uma "nacionalidade" que pusesse a salvo a sua fortuna; nem o de o ter concretizado já depois de ter sido declarada a inconstitucionalidade da medida do presidente Hollande, como quem diz. vamos já tratar do assunto antes que isto mude de figura
Choca especialmente o que isso representa de arrogância de impunidade de que gozam certas figuras circunstancialmente alcandoradas ao soberbo estatuto de intocáveis.   
. 


    

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?