Notas parlamentares (51)
Dipanda - Termo angolano. Corruptela de dia da independência, proclamada em Luanda em 11 de Novembro de 1975, passaram na terça-feira 50 anos. Nesse dia, o PCP foi o único partido português presente, fazendo jus a um percurso comum na luta do povo angolano e do MPLA pela independência de Angola e na participação de muitos resistentes angolanos a fascismo em Portugal. Num encontro parlamentar bilateral, na segunda-feira, e no acto central das comemorações do cinquentenário da independência, eram sete os partidos portugueses presentes, embora nem todos com as mesmas motivações e real apreço pela Dipanda..
Guiões - Começou, na quarta-feira, a segunda fase do processo orçamental, com o preenchimento, por cada representação parlamentar, dos guiões de votação de cada um dos artigos e mapas da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2026 e das mais de duas mil propostas de alteração ou de aditamento apresentadas pelos dez partidos, uma dura maratona de muitas horas em cada dia e que se prolongará pelo menos até ao final da próxima semana.
Embaraço - Não foi apenas uma audiência relativamente inédita, a realizada na quinta-feira, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), a pedido do Tribunal Constitucional. Foi um reunião muito embaraçosa para os dois órgãos de soberania, com o mais alto tribunal do país forçado a mendigar ao Parlamento o reforço do seu orçamento, depois de o primeiro-ministro nem sequer responder a uma carta do presidente do TC de 25 de Agosto, numa inconcebível e indesculpável desconsideração, como o PCP denunciou.
*
Foto da semana - Agostinho Neto
O acto central das comemorações do cinquentenário da independência de Angola decorreu junto ao monumental memorial a Agostinho Neto (n. 1922, m. 1979), o proclamador da Dipanda e primeiro Presidente da República, um grande líder do Movimento de Libertação Popular de Angola (MPLA) com profundas ligações a Portugal e ao PCP.