Notas parlamentares (48)
Audiências - Maratona de audiências, iniciada logo na segunda-feira, com diversas entidades, essencialmente já destinadas ao encaminhamento de propostas para o Orçamento do Estado para 2026.
Douro - Na reunião da Comissão de Agricultura e Pescas de quarta-feira, esperávamos a discussão da proposta do PCP para a recomendação, ao Governo, para a atribuição de benefício a mais 25 mil pipas de Vinho do Porto e à sua aquisição pelo Estado, para atesto dos stocks da Casa do Douro. Sem qualquer explicação, o Chega requereu o adiamento... Assim se vê quem está com os viticultores durienses.
Parentalidade - Graças à perseverança, coragem e tenacidade da respectiva comissão promotora, a iniciativa legislativa de cidadãos para o alargamento da licença parental inicial regressou em força à Assembleia da República. Na quarta-feira, cumpriu-se a formalidade da audiência dos subscritores, uma reunião que serviu para confirmar as responsabilidades de PSD, CDS, Chega e também PS no travão de última hora na legislação anterior e que o PCP está como sempre esteve - pelos direitos de maternidade e paternidade.
Orçamento - Iniciou-se, na sexta-feira, o processo orçamental para 2026. Na apreciação na generalidade do OE2026 com a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o PCP denunciou a perpetuação do modelo de baixos salários e pensões e exigiu a justa actualização do salário míniomo nacional, das pensões, do complemento solidário para idosos e da prestação social para a inclusão.
*
Foto da semana - Interiores
Tomada de vista da bandeira nacional a partir de uma janela sobre os claustros do Palácio de São Bento, em dia de trabalho parlamentar "de bastidores".