Notas parlamentares (41)
Parentalidade - Os órgãos de comunicação social continuaram a ampliar, na segunda-feira, o debate sobre as graves e ofensivas palavras da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, no passado sábado, ao JN e à TSF, sobre o recurso aos direitos de amamentação e a horário flexível por parte das mães trabalhadoras e também dos pais. Não podendo deixar de responder como toda a firmeza, com fiz para o "Público", o "Diário de Notícias" e o "Expresso, há que ter em conta o ataque mais amplo e violento aos direitos dos trabalhadores que o ante-projecto de revisão laboral encerra.
Celta - As duas ligações ferroviárias diárias entre o Porto e Vigo, através do Comboio Celta, operado pela espanhola Renfe, vão cessar, graças ao já crónico desinvestimento na ferrovia e à irresponsável falta de aposta neste meio de transporte, passando a ser feitas - e até ver - entre Viana do Castelo e Vigo. Motivo para uma pergunta, fundamentada, ao Governo, submetida na sexta-feira.
Boneca - No âmbito das actividades no círculo eleitoral e de contacto com as populações e os seus problemas, hoje, sábado, foi dia de visita a vários locais de Penafiel afectados pelos recentes incêndios na Serra da Boneca, trazendo à memória as graves ocorrências de Setembro e Outubro de 2017. Estão bem à vista os efeitos da falta de ordenamento florestal e do território, e em particular da prevalência da monocultura de eucalipto.
Estrangeiros - Ainda no sábado, oportunidade para debater, no telediário da RTP3 "360º" a declaração de inconstitucionalidade de um conjunto de normas da Lei de Estrangeiros, que é profundamente injusta, desumana e demagógica e nada tem a ver com questões de segurança. O que é necessário é garantir o direito ao reagrupamento justo e a condições de vida justas aos cidadãos e às famílias que procuram melhor vida em Portugal. (Tópico aditado)
*
Foto da semana - Serra da Boneca, mais uma vez pasto de incêndios.
A despeito de declarações de intenções, promessas e fundos, o ordenamento florestal continua desastroso. A monocultura de eucalipto toma conta da paisagem e oferece-se generosamente ao fogo.