Notas parlamentares (40)
Férias - O PCP entregou, na terça-feira, na Assembleia da República, um projecto de lei para a consagração de 25 dias úteis de férias em todos os sectores, em ordem a promover o efectivo direito ao descanso, não como um favor ao sabor dos apetites do patrão, mas como um direito do trabalhador, como pudemos salientar numa declaração aos jornalistas.
Perguntas - Apesar do período de recesso parlamentar, actividades como a submissão de perguntas ao Governo, muitas vezes invisíveis, não se suspendem. Só para dar alguns exemplos desta semana, destaco, entre outras, as dirigidas ao ministro das Infraestruturas e Habitação sobre o estranho caso da concessão da ligação ferroviária em alta velocidade entre o Porto e Oiã, com governo e empresa que ganhou o negócio a darem informações diferentes sobre a travessia do Douro, e uma sobre a intolerável situação de falta de entrega de centenas de milhares de euros para a reabilitação do Bairro de João Paulo II, em Felgueiras; outra à ministra do Ambiente sobre a grave situação das escombreiras de uma mina no Parque Natural de Montesinho; e uma ao primeiro-ministro, exigindo explicações sobre o Pacto Trump/Von der Leyen.
*
Foto da semana - Efeito da acumulação de fumo de incêndios florestais no Grande Porto, sobretudo em Gondomar, sobre o litoral de Matosinhos, visto de Águas Santas, na passada quarta-feira. O tema vai agendar a retoma dos trabalhos parlamentares em Setembro.