Notas de campanha (1)

Arranque - Depois da apresentação pública, no sábado, 22, à tarde, do primeiro candidato da CDU, pelo distrito do Porto, às eleições legislativas antecipadas para 18 de Maio, com “passagem”, à noite, pela intervenção política no jantar evocativo dos 104 anos da fundação do PCP, em Viana do Castelo, a campanha (ou pré-campanha) está na estrada.

Saúde – O dia de segunda-feira foi dedicada aos trabalhadores no sector da saúde, com reuniões com sindicatos dos médicos, dos enfermeiros e dos trabalhadores em funções públicas e sociais, aprofundando o conhecimento dos seus problemas e propostas e explicando as posições do PCP na Assembleia da República.

Horticultura – Entre várias outras tarefas, terça-feira foi dia de reunião muito produtiva com dirigentes e técnicos da Associação Empresarial Hortícola da Póvoa de Varzim (Horpozim), que permitiu conhecer melhor os problemas do sector e dos horticultores daquele concelho em particular e trocar impressões como as propostas do PCP para a Agricultura.

Schmitt – Expressão de apoio e solidariedade, na quarta-feira, para com os trabalhadores em greve na empresa Schmitt Elevadores, em Leça do Balio, Matosinhos, em apoio das reivindicações por aumentos salariais, redução dos horários de trabalho, atribuição da quinta diuturnidade e negociação do caderno reivindicativo apresentado pelo seu sindicato, o SITE Norte.

IHRU – Ainda na quarta-feira, visita a vários blocos do bairro do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), no Viso, Porto, onde a degradação galopante dos vários imóveis está a atingir de forma severa a qualidade de vida e a própria segurança dos inquilinos. Há décadas que não vêem uma gota de tinta nem de cuidados com as estruturas.

Cultura – Quinta-feira dedicada a visitas e reuniões com estruturas culturais (de manhã e início da tarde, as companhias Palmilha Dentada, Esquiva e Assédio) excluídas do apoio bienal da Direcção-Geral das Artes e, à tarde, organizações representativas de trabalhadores dos espectáculos, a braços com problemas de contratos e condições de trabalho.

Escolas – Entre outras tarefas, reunião, sexta-feira, com o director do Agrupamento de Escolas dos Carvalhos para tratar da urgência de obras de profunda reabilitação da Escola Padre António Luís Moreira, que continua à espera do financiamento, em 6,5 milhões de euros, para travar a degradação. As negociações do Governo com o BEI nunca mais desatam…

 

*

Foto da semana – Aspecto de bloco degradado no Bairro do Viso (IHRU)

Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

Notícias da frente, que informação na retaguarda?

Riscos dos artifícios de ilusão da actualidade em televisão