Parabéns ao DN pelo novo Provedor

Parabéns ao "Diário de Notícias": escolheu o melhor de entre os melhores para Provedor dos leitores; e escolheu quem pensa nos cidadãos antes de pensar nos leitores/consumidores, quem pensa no Jornalismo e nos deveres dos jornalistas antes de pensar na bolsa do patrão e na barriga dos jornalistas, quem preza a liberdade, a lealdade, a camaradagem e a cidadania acima de qualquer obediência e rejeita qualquer embuste ou compromisso obscuro; escolheu quem muito deu já e quem muito tem ainda para dar a uma profissão tão necessitada de revisitar os seus valores.
A escolha mostra que o Óscar Mascarenhas continua a fazer falta nas trincheiras do Jornalismo comprometido com a verdade que dói mas quer ser genuína e livre, que quer ser livre mas sujeita-se ao escrutínio amplo dos pares e dos cidadãos, que é corajoso para denunciar a injustiça e probo para reconhecer o erro e reparar a ofensa, que é firme na defesa dos seus valores e princípios e complacente com a fragilidade humana.

Declaração de interesses
Conheço o Óscar Mascarenhas há muitos anos. Integrei a lista para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas que encabeçou para os corpos gerentes de 1987/88 e estivemos juntos - eu na Direcção, ele no Conselho Geral, no Conselho Deontológico e novamente no Conselho Geral - entre 1993 e 2008, tendo partilhando importantes e intensas lutas por valores e princípios que comungamos, podendo divergir nalguns aspectos em matéria de convicções. Admiro-o e estimo-o. Sei que dá sempre o melhor da sua generosidade e da sua inteligência.
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?