Notas parlamentares (56)

ERC - Na audição do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), na terça-feira, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, o PCP chamou a atenção para a persistência de práticas contrárias ao pluralismo político pelos operadores de rádio e de televisão, defendeu que também o serviço da Agência Lusa - a "mãe das redacções" - deve ser monitorizado e valorizou a importância do instituto do direito de resposta e rectificação.   

Douro - Foi fixada, na terça-feira, na Comissão de Agricultura e Pescas, a redacção final da Resolução da Assembleia da República que, por proposta do PCP, recomenda ao Governo o reforço do benefício de vinho fino em 15 mil pipas, para atesto dos stocks da Cada do Douro. É mais uma medida com que o PCP contribui para valorizar a lavoura do Douro e os produtos de uvas para vinho, especialmente de vinho do Porto.    

Caixa - Entre as audiências, na terça-feira, pela Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, destaca-se a concedida ao Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC), durante a qual o PCP denunciou a cumplicidade de PSD, CDS e PS no prolongado incumprimento do direito ao reconhecimento do tempo de serviço entre 2013 e 2016, os despedimentos, o não pagamento do trabalho suplementar, o abuso da polivalência e o recurso - em grande e aliás perigoso em termos do sigilo bancário e de dados pessoais - à externalização de serviços (vulgo outsourcing). 

Crianças - No âmbito das audiências de peticionários, a Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão ouviu, na quarta-feira a primeira subscritora e dinamizadora da petição contra "retrocessos inaceitáveis nos direitos das mulheres, mães e bebés", que já reúne mais de 46 500 assinaturas. O PCP salientou que esta petição junta o clamor dos lares ao clamor nas ruas e nas empresas contra o pacote laboral, rejeitado de forma inequívoca, na greve geral da semana passada, e que é necessário derrotar, e garantindo que os peticionários podem contar com o PCP na defesa e reforço dos direitos as mães, das crianças e das das famílias.

Deficiência - A agenda da sessão plenária de quinta-feira foi dedicada exclusivamente às problemáticas da deficiência. O PCP compareceu com um projecto de lei para a melhoria do regime de antecipação do acesso à pensão de velhice por deficiência e outro para agilização na emissão e revalidação dos atestados multiusos. Na apresentação das iniciativas, salientei que estas se juntam às inúmeras contribuições do PCP para uma vida digna e com plenitude de direitos para as pessoas com deficiência. No debate, insisti na necessidade de remover burocracias injustas no acesso ao atestado e questionei o CDS sobre a rejeição, pela AD (e a abstenção do PS) e duas importantes propostas nossas. Na votação, as propostas do PCP foram rejeitadas pela confluência, mais uma vez, dos votos contra do PSD e do CDS e da abstenção do PS... 

Turnos - Intervindo, na sexta-feira, no âmbito da discussão em plenário de uma petição para antecipação da idade de reforma para os trabalhadores que laboram em regime de turnos, o PCP alertou que quase dois milhões de trabalhadores - cerca de 40% do total da mão-de-obra - já trabalham por turnos, à noite, aos fins-de-semana e nos feriados, num quadro de desregulação dos horários que o pacote laboral pretende agravar mais ainda.   

Império - No âmbito da discussão, também na setxa-feira, de uma petição em defesa do icónico Cinema Império, o PCP denunciou o facto de nada ter sido mudado de essencial nas decisões errada da maioria PSD/CDS e acompanhada por PS e Livre na Câmara Municipal de Lisboa e considerou que o Estado não está a proteger o património como a Constituição lhe impõe, sendo o Governo responsável pela desvalorização e degradação galopantes.  

Barreiras - Regresso, ainda na sexta-feira, a temas de deficiência, com a apresentação de um projecto de lei do PCP para a criação de um programa plurianual de erradicação de barreiras. Mas o consenso dos discursos não se concretizou na votação: até o PS, que tanto tem clamado pela dignidade das pessoas com deficiência contribuiu para a sua inviabilização, abstendo-se...    

Calceteiros - Ainda na sexta-feira, foi aprovado um projecto de Resolução do PCP que recomenda ao Governo a valorização da calçada portuguesa e da profissão de calceteiro, apoiando também a candidatura da Calçada Portuguesa a património cultural imaterial da UNESCO. Trata-se de um património vido profundamente ligado à identidade e à cultura que é único em cada composição e em cada um dos 290 municípios portugueses onde existe.

Amizade (aditamento) - Decorreu, nesta sexta-feira, os actos de assinatura de posse nos Grupos Parlamentares de Amizade com múltiplos países. Nesta legislatura, passo a integrar os GPA com África do Sul, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Venezuela.

*
Foto da semana - Extintores
Já com os trabalhos parlamentares praticamente interrompidos  para a época festiva, e tendo já a maioria dos deputados e assessores partido, são mais visíveis os trabalhos de formiguinha de quem cuida do Palácio de São Bento. 

Mensagens populares deste blogue

Na morte do pintor António Fernando

Notas parlamentares (45)

Em defesa do jornalista Bruno Amaral de Carvalho