Notas parlamentares (54)
Douro - Na reunião de terça-feira da Comissão de Agricultura e Pescas, esteve em discussão o projecto de resolução do PCP para a concessão do benefício adicional de 15 mil pipas de vinho do Porto, destinadas ao refrescamento, ou atesto, dos stocks da Casa do Douro. Não é suficiente para resolver os problemas do Douro e dos viticultores, mas é uma medida muito importante. PSD, CDS e IL votaram contra, mas foi aprovada na votação em Plenário na sexta-feira.
Trabalho - A Declaração política do PCP, no Plenário de quarta-feira, foi inteiramente dedicada à denúncia dos efeitos profundamente negativos do pacote laboral que o Governo e a restante direita querem impor, salientando que o Partido está sempre disponível para ajudar a melhorar a vida dos trabalhadores, ao contrário do anteprojecto do Governo, que é mesmo antigo, é bafiento e é do passado.
Jornada - Só há mesmo um caminho justo, necessário, urgente e possível - a redução da jornada semanal de trabalho para as 35 horas e do período normal de trabalho diário para as sete horas, contra o esbulho do tempo de vida dos trabalhadores e das famílias pelo patronato, como, mais uma vez, disse o PCP na quinta-feira.
SIADAP - O sistema de avaliação dos trabalhadores é profundamente injusto, opaco e é um instrumento contra os trabalhadores, com um sistema de quotas que é ofensivo para os avaliados e chega a ser embaraçoso para os avaliadores. Revogar o SIADAP e repor e valorizar as carreiras profissionais na Administração Pública é uma exigência dos trabalhadores e um condição para melhorar os serviços públicos, como o PCP defendeu na sexta-feira.
Greve - Vai ser geral, com unidade e com força contra o pacote laboral. Um testemunho no programa Parlamento, da RTP Notícias deste sábado.
*
Imagem da semana - Greve Geral
Cartaz da CGTP para a mobilização