Notas parlamentares (39)

RTP - É sabido que o PCP tem acompanhado com preocupação a reestruturação em curso na RTP - a empresa de capitais exclusivamente públicos - que deve continuar a ser - dos serviços públicos de Rádio e Televisão. Na terça-feira, em audição na Comissão de Cultura, Comunicação Juventude e Desporto, o PCP não se deu por satisfeito com as justificações da Administração e insistiu na exigência de explicações sobre as razões pelas quais o Conselho de Redação não foi ouvido sobre as alterações na Direção de Informação da RTP. A  RTP/Madeira também esteve em foco e o PCP também questionou a Administração sobre o processo de integração de trabalhadores precários.

Douro - Na vindima que se aproxima, os produtores de uva da Região Demarcada do Douro não têm garantias de escoamento da produção, agravando ainda mais a grave situação económica e social na região. Em audição da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), na terça-feira, na Comissão de Agricultura e Pescas, a requerimento do PCP, alertamos que os viticultores do Douro são esmagados com os custos dos factores de produção, com os preços das uvas e do mosto congelados há 25 anos. Como o PCP salientou também na audição da Direcção da Casa do Douro, igualmente a requerimento seu, é já a terceira vindima consecutiva em que os viticultores do Douro não conseguem escoar a produção. Mas o PCP continua a apresentar propostas de medidas concretas. Nestas audições,  anunciou que propõe a compra pelo Estado de 15 mil pipas para refrescar os stocks da Casa do Douro, um projecto de resolução que já deu entrada, na quimta-feira, na Assembleia da República.

Habitação - No âmbito das actividades de contacto com as populações e os seus problemas, coube nesta sexta-feira uma visita ao Bairro de João Paulo II, em Felgueiras, onde continuam por resolver graves problemas de conservação nas habitações do IHRU e sobretudo de acesso real ao Programa 1.º Direito, pois continuam bloqueadas verbas indispensáveis para que as obras de reabilitação possam ser retomadas e concluídas. O PCP não deixará de continuar a intervir.

*
Imagem da semana - No tempo do twitter de parede. 
Era preciso avisar toda a gente da chegada de Álvaro Cunhal a Lisboa, a 30 de Abril de 1974, e todos os meios de comunicação serviam no tempo em que não havia Facebook, nem X (ex-Twitter), nem... A imagem reproduz, com a devida vénia, uma das 50 fotografias inéditas do artista e poeta Mário Cesariny expostas nos corredores do piso nobre da Assembleia da República. A mostra, intitulada "Visões da Liberdade: O 25 de Abril por Mário Cesariny", está patente até à próxima quinta-feira, dia 31.


Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

A RTP e o acordo do Governo com a Função Pública: e que tal se a notícia fosse um pouco mais lavadinha?

Na morte do pintor António Fernando