Notas Parlamentares (36)

IRS – O PSD antecipou, na quarta-feira, o debate sobre a alterações ao IRS agendado para sexta-feira, com a sua estafada propaganda das supostas reduções de impostos sobre o trabalho que beneficiam todos, quando na verdade beneficiam quem ganha mais e muito mais, uma armadilha que o PCP denunciou com todo o vigor.

Estado – Fortemente comprometido com as políticas de direita e mesmo com o Orçamento deste ano e a viabilização do Programa do Governo que ataca o Estado Social, o PS foi chamado pelo PCP a explicar-se, na sessão desta quarta-feira, sobre as suas acções e omissões.

Emergência – A discussão, introduzida nesta quarta-feira, pelo Livre, sobre as respostas a situações de emergência estará sempre incompleta enquanto não for o Estado a assumir o controlo dos instrumentos essenciais, incluindo as redes de energia e de comunicações, como o PCP alertou.

Desgaste – Apesar dos avanços técnicos, tecnológicos e organizacionais,  centenas de milhares de trabalhadores de indústrias diversas são cada vez mais expostos a regimes de intensificação da exploração do trabalho que mantêm e aprofundam a injustiça da distribuição da riqueza e agravam as condições de penosidade e de desgaste rápido, como o PCP denunciou nesta quinta-feira.

Idosos – É muito justa a petição da iniciativa da InterReformados da CGTP e do MURPI, levada a debate em plenário nesta quinta-feira, com vista à criação de uma rede pública de lares, cuja urgência o PCP voltou a defender mais uma vez, com a apresentação de um projecto de lei.

Cabo Verde – Terminaram, neste sábado, as comemorações dos 50 anos da independência da República de Cabo Verde, com uma importante sessão extraordinária solene na Assembleia Nacional e, entre outros, uma sessão solene junto do palácio da Presidência da República, nas quais o Grupo Parlamentar do PCP esteve representado, assim como festividades populares.  

 

*

Foto da semana – A bandeira de Cabo Verde flutua, ao entardecer, junto ao palácio da Presidência, na Praia. Tenho na memória as palavras de José Maria Neves, na sessão solene, de manhã, na Assembleia Nacional: "Não há nada mais digno na vida de um povo do que a sua libertação do jugo colonial".

Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

Notícias da frente, que informação na retaguarda?

Riscos dos artifícios de ilusão da actualidade em televisão