Notas parlamentares (38)

RTP - A inopinada destituição do director de informação da RTP e respectivos adjuntos esteve em foco, na quarta-feira, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, com a audição do jornalista António José Teixeira. O PCP quis conhecer as razões pelas quais foi decidida a substituição, insistindo que a audição prévia do Conselho de Redacção constitui uma formalidade que não poderia ter sido preterida e que é insatisfatória a justificação da "renovação", perguntando também em que medida a falta de meios afectou o desempenho da RTP3.  

Ingleses - Milhares de moradores de Carcavelos e de Cascais em geral lutam há décadas pela protecção e valorização da Quinta dos Ingleses, que está à mercê de projectos imobiliários que ameaçam gravemente o que resta deste património natural e cultural. Na quarta-feira, o PCP encontrou-se com uma delegação dos milhares de subscritores que foram à Assembleia da República assistir à discussão de iniciativas arrastadas com a discussão de uma petição com esses objectivos. No plenário, o PCP salientou ser já tempo de classificar a Quinta dos Ingleses como Paisagem Protegida de Âmbito Local.

Investidores - Também na quarta-feira, a propósito de uma petição dinamizada essencialmente pelos lesados do BES/GES com produtos financeiros fraudulentos, o Parlamento discutiu em sessão plenária várias iniciativas legislativas sobre o mercado de produtos financeiros e a criação de mecanismos de protecção de pequenos investidores. Sustentando que o sistema financeiro está capturado por grupos económicos ao serviço do capital estrangeiro, o PCP recordou os sucessivos escândalos no sector.

Urgências - E ainda na quarta-feira, o PCP fez aprovar, na Comissão de Saúde, um requerimento para a audição urgente da ministra da Saúde, sobre a inaceitável situação das urgências de ginecologia e obstetrícia, traduzida num conjunto sistemático de encerramentos, que levou já à morte de bebés.   

Douro - Por iniciativa nomeadamente do PCP, o ministro da Agricultura e Mar foi ouvido, na quinta-feira, na Comissão de Agricultura e Pescas, sobre a grave situação na Região Demarcada do Douro. Confrontando o Governo com a situação dramática dos viticultores, pela terceira vindima consecutiva sem garantias de escoamento das uvas ou do vinho produzidos e esmagados há mais de duas décadas por preços à produção que não pagam os custos, o PCP também quis conhecer quais são os critérios do Governo PSD/CDS para a decisão de arrancar vinha na região.
Foto da semana - António Filipe, o veterano da Assembleia da República, é candidato a Presidente da República. É um enorme candidato, não há melhor.

Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

A RTP e o acordo do Governo com a Função Pública: e que tal se a notícia fosse um pouco mais lavadinha?

Na morte do pintor António Fernando