Ao que nos levará a chantagem do Governo

A comunicação ao país feita esta tarde pelo primeiro-ministro não apenas encerra um inqualificável ataque ao Tribunal Constitucional e uma canhestra tentativa de passar as culpas pelo abismo a que nos conduziram o PSD e o CDS - com as conhecidas responsabilidades do PS e do próprio Presidente da República - , mas também assenta numa chantagem que os cidadãos não podem aceitar e que em democracia é intolerável.
Tentando governar contra a Constituição, e apesar da Constituição, obcecado com um pacto de agressão que "herdou" - enfim, celebrado pelo Governo PS mas com a consabida aquiescência do PSD e do CDS - mas que agravou, Passos Coelho não hesita em empurrar-nos definitivamente para aquele abismo.
Com a dramatização levada hoje aos seus limites, Passos Coelho, o PSD e o CDS aceleraram a crise política a um ponto sem retorno, qualquer que seja o desfecho que ela verifique a curto prazo. E há dois possíveis: ou o Governo cai e é devolvida a palavra ao povo; ou amarra o PS, com a ajuda do Presidente da República, aos chamados compromissos internacionais. 
Do primeiro, só temos desejar que o povo desta vez vote melhor; do segundo, temos todas as razões para recear que pouco mude. É por isso que é necessário - é mesmo urgente - devolver a palavra ao povo.
.    

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?