Notas parlamentares (35)

Imigrantes – Por agendamento potestativo do Chega, o Parlamento debateu, mais uma vez, na quarta-feira, o pelos vistos candente problema dos imigrantes no país. Como se fosse "o" problema do país, não tem o Parlamento discutido outra coisa e não parece que vá largar o assunto tão cedo, a avaliar pelo preocupante entusiasmo com que a Direita e a Extrema-direita atacam o tema, dando corda à mais desbragada xenofobia e ao mais perigoso racismo.

Apagão – Lembram-se da quase absoluta falta de energia eléctrica no passado dia 28 de Abril? Gostaríamos todos de saber o que se passou e quais foram as suas causas, mas também que fossem apuradas responsabilidades políticas por Portugal estar tão indefeso sem o controlo dos sistemas eléctricos e de telecomunicações, como o PCP apontou, no debate de quinta-feira, sobre a criação de uma comissão parlamentar de inquérito. A iniciativa foi chumbada pelas bancadas dos grandes interesses.

Shoppings – Apresentar uma iniciativa legislativa de cidadão mais de 23 mil assinaturas é obra! E, sendo sobretudo de trabalhadores do comércio, com vista do encerramento do comércio – e portanto dos centros comerciais – aos domingos e feriados e a partir das 22 horas em todos os dias, é digno de respeito. Trata-se de uma causa justa cuja concretização é necessária e possível, como defendeu o PCP no debate de quinta-feira. Mas PSD, CDS, IL, CH e PS estão do lado das grandes empresas e distribuição e do grande comércio e não do lado dos trabalhadores: a iniciativa foi chumbada cm estrondo.

Mensagens populares deste blogue

Incêndios: o pilar prevenção tem mesmo importância

Notícias da frente, que informação na retaguarda?

Riscos dos artifícios de ilusão da actualidade em televisão