Notas parlamentares (19)
Jovens - Começa a ronda anual pelas escolas, no âmbito do programa Parlamento dos Jovens. Na segunda-feira, sessão com quatro turmas dos 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Aurélia de Sousa, no Porto. Curiosidade muito viva pelos meandros do funcionamento da Assembleia da República e perguntas demonstrativas de um interesse informado.
Leixões - A reposição do transporte ferroviário de passageiros na linha de Leixões (na verdade, Leixões/Contumil e Leixões/Ermesinde) é uma bandeira do PCP, que sempre se bateu e continua a bater por estas importantes ligações para o Grande Porto. Em Março, foi anunciada a reposição - parcial e muito insuficiente - entre Contumil e Leça do Balio a partir de dezembro. Mas, na terça-feira, foi revelado que só lá para Fevereiro acontecerá, contrariando as garantias do ministro das Infra-estruturas, que foi confrontado nesse mesmo dia com uma pergunta formal do PCP.
Minas - Audições, na quarta-feira, de associações de defesa do ambiente e das populações do Barroso e da administração da empresa concessionária sobre a exploração de lítio na região. O PCP reiterou a posição clara e inequívoca pela suspensão do processo, para que se reavalie tudo, para a defesa dos recursos naturais e mineiros e se tomem as decisões exclusivamente na óptica do interesse nacional e da salvaguarda dos direitos e interesses das populações, da defesa do ambiente e do património e na preservação da saúde pública - e sempre sob controlo público.
Salários - Contrariando a lógica do PSD/CDS e do PS e as imposições pelo patronato, o PCP apresentou, na quinta-feira, um novo projecto de resolução para o aumento do Salário Mínimo Nacional para os mil euros, a partir de 1 de Janeiro próximo, iniciativa que se enquadra no objectivo mais amplo de valorização dos salários, com a garantia de aumento em 15% e em pelo menos 150 euros para todos os trabalhadores, reafirmando que há dinheiro para esses objectivos. Nessa mesma sessão, denunciamos a manobra do PS de manter o indigno regime da caducidade das convenções colectivas de trabalho.