Mensagens

A mostrar mensagens de novembro, 2011

E, não, o primeiro milho não é para os pardais

Imagem
...porque ainda há muito que batalhar, e outras derrotas virão. Ainda não é desta, mas não há que perder o ânimo. .

Uma preocupação dita "real"

Consta que o cidadão que os periódicos apresentam como "chefe da casa real portuguesa", que é uma entidade que, como se sabe, não tem qualquer sentido, está muito indignado com o fim do feriado "evocativo do dia que mais devia unir os portugueses". Os portugueses ficariam muito gratos se o assim chamado chefe da casa real portuguesa, o que quer que isso seja, se pronunciasse mais sobre a essência do problema. .

O primeiro dia do resto da ruína

Como se esperava, a Assembleia da República aprovou o sinistro Orçamento do Estado para ano 2012. A maioria PSD/CDS, acoplada pelo PS, acaba de assumir um grave e definitiva responsabilidade: este é o primeiro dia do resto da ruína em que a tróica nacional, atrelada à tróica internacional, está empenhada em lançar o país.  Se dúvidas houvesse, esta noite mesmo, em entrevista à SIC, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, deixou bem claro o desígnio único que o move, ao afirmar sem meias palavras - e cito de memória - que a missão do Governo é cumprir o programa da tróica e honrar os compromissos com a agiotagem do capital financeiro que capturou o poder político na Europa. A abstenção do grupo parlamentar PS não só não desculpa a conduta pretérita e presente do chamado maior partido da oposição como demonstra que é pelo menos muito duvidoso que se lhe possa conferir tal estatuto. O problema é que ainda não é desta vez que aprendemos... .      

Quando os lucros são intocáveis mas os salários não

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje inaceitável que a Sonaecom, que há uma semana anunciou lucros recorde de 57,1 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2011, pretenda sacrificar os trabalhadores do jornal "Público" cortando-lhes parte dos salários e colocando 21 em regime de lay-off. Em comunicado, o SJ demonstra que os encargos com retribuições do "Público" não têm qualquer expressão nos custos da Sonaecom, e muito menos nos do poderoso grupo Sonae, e deixa claro que o que que está em causa é o financiamento dos seus lucros à custa do sacrifício dos trabalhadores e da Segurança Social.    .

Diz que é uma espécie de revolta

O "Diário de Notícias" em linha revela, esta madrugada, que a bancada parlamentar do PS esteve à beira de uma revolta e que uma discussão entre deputados levou a uma alteração do sentido de voto do grupo, abstendo-se, quando a direcção pretendia apoiar a versão "atenuada" do Governo dos cortes nos subsídios. Eu, que achava que o PS iria abster-se em tudo, comprometido que está com o pacote da dupla tróica, sempre me pergunto para que diabo serve a tal abstenção, senão para comprometer-se com as brutais medidas do Governo, e quando virá a revolta suspirada os corredores socialistas, se é que alguém no PS quer mesmo levá-la por diante. .

SJ solidário com repórter da TVI

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje os insultos e a agressão de que foi vítima o jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da "TVI", no final do encontro entre FC Porto e Sporting de Braga, que decorreu ontem, dia 27 de Novembro, no Estádio do Dragão. Em comunicado, a Direcção do SJ afirma a sua solidariedade para com o jornalista agredido e exorta os profissionais que testemunharam os factos a disponibilizar-se para testemunhar no eventual processo-crime que a vítima venha a apresentar, bem como na averiguação que será aberta pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), à qual o SJ apresentará queixa, como habitualmente. .

Em que direcção disparam?

Imagem
Santa Catarina, Porto, Novembro de 2011

O fado do povo

O Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) aprovou hoje a inscrição do Fado entre as cinco novas na lista representativa do Património Imaterial da Humanidade. É uma decisão justa e importante, especialmente nesta altura, mesmo para aqueles que não são propriamente entusiastas do género. .  

O fojo do lobo da Samardã

Imagem
Na vertente da montanha que dominava a Samardã, havia um fojo - uma cerca de muro tosco de calhaus a esmo onde se expunha à voracidade do lobo uma ovelha tinhosa. O lobo, engodado pelos balidos da ovelha, vinha de longe, derreado, rente com os fraguedos, de orelha fita e o focinho a farejar. Assim que dava tento da presa, arrojava-se de um pincho para o cerrado. A rês expedia os derradeiros berros fugindo e furtando as voltas ao lobo que, ao terceiro pulo, lhe cravava os dentes no pescoço e atirava com ela escabujando sobre o espinhaço; porém transpor de salto o muro era-lhe impossível, porque a altura interior fazia o dobro da externa. A fera provavelmente compreendia então que fora lograda; mas em vez de largar a presa, e aliviar-se da carga, para tentar mais escoteira o salto, a estúpida sentava-se sobre a ovelha e, depois de a esfolar, comia-a. Presenciei duas vezes esta carnagem em que eu - animal racional- levava vantagem ao lobo tão-somente em comer a ovelha assada no forno com

Feriados em Portugal e na Europa

O JN em linha publicou uma interessante infografia dos feriados na Europa . Portugal, já se sabia, tem 13, tantos como a Dinamarca, menos do que a Suécia e apenas mais um do que a França. Por que é que insistem nesta tecla dos "feriados a mais"? .

Eternidades precárias

Imagem
Exterior da estação do Pólo Universitário, Metro do Porto, Fevereiro de 2011 .   

Fotojornalista detido e agredido

O Sindicato dos Jornalistas anunciou hoje que vai pedir à Inspecção Geral da Administração Interna a averiguação da detenção ilegal e de agressão a um fotojornalista freelance que cobria os incidentes, ontem ao final da tarde, na escadaria da Assembleia da República. .  

E não é um grandessíssimo roubo?!

Os jornais em linha noticiam hoje, citando a autorizadíssima fonte que é o ministro das Finanças, que Portugal terá de pagar à tróica, em juros e comissões, 34400 milhões de euros, quase metade do "empréstimo" com que dizem ajudar-nos. E não será isto um grandessíssimo roubo? E quem são os cúmplices? .  

SJ valoriza participação dos jornalistas na Greve Geral

O Sindicato dos Jornalista (SJ) considerou hoje importante a participação dos jornalistas na Greve Geral e destacou em particular a adesão muito significativa nas empresas Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e na Agência Lusa. Em comunicado, a Direcção do SJ reconhece que a adesão à greve foi insuficiente em muitas redacções, mas sublinha que inúmeros profissionais enfrentam condições adversas e "exorta os jornalistas a enfrentar com coragem e firmeza as próximas lutas, contribuindo para organizar uma resistência mais coesa e mais determinada face à brutal ofensiva contra os seus direitos e contra os direitos e garantias de todos os trabalhadores". .

RTP Porto na Praça da Liberdade

Imagem
A RTP Porto participou em força na Greve Geral de hoje. A tal ponto que, devido à franca escassez de jornalistas e técnicos para assegurar a emissão, o serviço noticioso "Jornal da Tarde", habitualmente assegurado aqui, teve de ser feito em Lisboa e mesmo assim com manifesta deficiência. Tão-pouco foi possível assegurar reportagens de exterior na região, de modo que a RTP não pôde cobrir a magnífica concentração desta tarde na Praça da Liberdade. Mas que a RTP lá estava, estava! Veja-se: Resta acrescentar que estas tarjas têm quase dez anos: foram utilizadas em 2002 na importante e decisiva contestação ao plano Morais Sarmento de privatização do canal 2 de RTP. Foram úteis hoje, sê-lo-ão seguramente nos próximos tempos. .

Pequenos gestos para uma grande greve

Amanhã, todos podem contribuir para que a Greve Geral seja um êxito - os que vão cumprir a paralisação e aqueles que não têm condições para participar directamente na jornada de luta, assim como os desempregados e os reformados. Há pequenos gestos que podem contribuir para uma grande greve e para ampliar os seus efeitos e a sua visibilidade. Por exemplo: Saia de casa apenas para participar em piquetes de greve e em concentrações Participe nas concentrações convocadas pelas organizações sindicais em inúmeras localidades Na sua deslocação, não utilize transportes públicos Se tiver de utilizar automóvel, reabasteça o combustível de véspera Faça as refeições em casa, de preferência frias preparadas de véspera. Se necessitar de fazê-la fora, leve-a de casa Faça as compras necessárias na véspera e adie para o dia seguinte as menos urgentes Reduza ao absolutamente indispensável o consumo de electricidade e das comunicações telefónicas Não leve as crianças à escola nem ao ATL Não reco

Um apelo sem apelo

O antigo presidente da República Mário Soares e outras personalidades da área do PS lançaram hoje um manifesto de apelo à mobilização cívica e política da Esquerda contra as medidas de austeridade, mas não de apelo à participação na Greve Geral de amanhã. Onde está a novidade? .

Sustentabilidade da RTP ameaçada

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou, hoje , que a decisão do Governo de retirar a publicidade comercial ao canal generalista da RTP que sobrar da operação de desmantelamento da empresa traduz a vontade política de liquidar o Serviço Público de Televisão, ameaçando a sustentabilidade do operador, e vai acirrar ainda mais mais a disputa no escasso mercado publicitário. Em comunicado, o SJ recorda que o país está longe de reunir as condições para garantir a "situação ideal" de um operador de serviço público liberto da necessidade de recorrer à publicidade comercial e sustenta que a eliminação desta fonte de receitas da RTP enfraqueceria gravemente o operador de serviço público. Recorde-se que o ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares anunciou, ontem, que o canal generalista que sobrar da operação de destruição do Serviço Público não terá publicidade, para agrado no patrão da SIC e tranquilizando os alegados, mas desconhecidos, interessados pela privatização de um c

O sr. dr. disse "ejaculação precoce"?

O Governo anda com azar aos grupos de trabalho, mesmo que se chamem técnicos. Agora, foi esse tal da reforma hospitalar, ao que consta padecendo de ejaculação precoce, segundo assertiva e autorizada opinião do médico Carlos Arroz . Apesar da performance de hora e meia, talvez no afã de redimir a má fama publicamente colada ao respectivo desempenho, consta que enfastiou a assistência com  um flop .  Não há terapêuticas para essas coisas, senhores doutores? ..

"Diário de Uma Gota"

Imagem
. Agenda. É já amanhã à noite (22 horas), na FNAC do NorteShopping, em Matosinhos: Fernando Nobre, presidente da AMI, e Pedro Olavo Simões, jornalista, apresentam o "Diário de Uma Gota", de Ivete Carneiro, que é uma grande reportagem como se fosse um diário; e vice-versa.  É de ouvi-los e é obrigatório ler. Também estou lendo, no vagar dos dias, sobre esses 31 dias da singular missão da Ivete no seio da missão da Assistência Médica Internacional na ilha de Bolama, na Guiné-Bissau, redescobrindo-se como jornalista e reinventando-se como cidadã: não há como mergulhar nas realidades-outras para compreender melhor o sentido das coisas e da vida. Recomendo vivamente.  

Convenção dos Direitos das Crianças faz 22 anos

A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças foi aprovada há 22 anos. Portugal ratificou-a em 1990. A situação da infância no Mundo continua a ser muito preocupante, alerta o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). .

(Anti)praxe em Coimbra, por exemplo

Imagem
Rua do Cabido, Coimbra, Novembro de 2011

SJ alerta contra "policiamento" do direito à greve

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) avisou hoje os jornalistas que as empresas não podem "policiar" as suas intenções de aderir ou não à Greve Geral do próximo dia 24 e apelou aos que exercem funções hierárquicas para que se abstenham quaisquer abordagens para saber quem pretende cumprir a jornada de luta. Tais abordagens, sustenta a Direcção do SJ, constituem uma "pressão inaceitável e um acto ilegítimo de condicionamento da liberdade dos trabalhadores". .

Não se importam de esperar pelo dia 24 de Novembro?

Os portugueses acordaram hoje com a notícia, que corre rádios e jornais em linha, segundo a qual "os portugueses consideram a austeridade necessária". A notícia suporta-se num estudo da Deloitte baseado num inquérito a 712 residentes na Grande Lisboa e no Grande Porto com acesso à Internet (ena, tantos portugueses!), em linha com a propaganda da ideologia da inevitabilidade e da resignação, surgiu a uma semana da Greve Geral na qual os portugueses vão pronunciar-se sobre a austeridade. .

E será que o ouvem?

A sugestão da tróica internacional de redução dos salários dos trabalhadores do sector privado continuou, ontem, a dar muito que falar, recolhendo-se opiniões contrárias até de sectores da direita. Por exemplo, o antigo ministro do Trabalho de Cavaco Silva e actual presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, explicou, à noite, à Rádio Renascença, de forma muito clara, que, além de não ser possível, nem legalmente nem politicamente, tal medida é absurda. Por duas razões: os salários já são tão baixos - os mais baixos da Zona Euro - que não têm peso significativo em matéria de produtividade; e a produtividade aumenta-se através de maior e melhor qualificação e melhor organização do trabalho, entre outros factores, incluindo outros factores de produção. Numa entrevista à Antena 1 que será emitida hoje às 10 horas, mas da qual foi apresentado um extracto no noticiário da meia-noite, Silva Peneda sustenta, por outro lado, que a meia hora de trabalho por dia a mais que o Governo

"Seis Fantasmas do Centenário" da República

No seu estilo mordaz, irreverente e acutilante, o jornalista e escritor César Príncipe convida "os cidadãos a participar nas solenes exéquias da República, encerradas as comemorações oficiais das implantação", tendo eleito "Seis Fantasmas do Centenário, cujos restos estão destinados a repousar no Panteão de Rafael Bordalo Pinheiro". .

Viva o 1.º de Maio!

Será bom que não se dê corda a este disparate , designadamente pelas razões sumária e certeiramente apontadas por Arménio Carlos . .

A tripla redução da retribuição do trabalho

A tróica internacional lá veio fazer a segunda avaliação do programa de esbulho dos portugueses e destruição da economia celebrado com a tróica nacional.  O PS bem anunciou que iria encontrar-se com o trio CE-BCE-FMI para "suavizar os sacrifícios das famílias e das empresas", mas o certo é que a tróica lá foi deixando bem claras as suas consignas , prosseguindo sua pressão para o aprofundamento das reformas estruturais (especialmente na legislação do trabalho), que o Governo obviamente aceita , propondo-se até ir mais longe.  A "novidade" de ontem é a redução dos salários também dos trabalhadores do sector privado, a fim de "melhorar a competitividade", como se os rendimentos reais não estivessem já a ser reduzidos. Os patrões lá vão reagindo, noticiam hoje os jornais em linha, notando que, por ora, o que eles querem mesmo é aumentar a jornada de trabalho - para aumentar a produtividade, argumentam. E, lá no fundo, lá no fundo, andarão bem satisfeitos com

José Saramago nasceu há 89 anos

16 de Novembro (de 1993)  Viagem para Roma. Pela terceira vez faço anos no ar, entre Roma e Lisboa. A primeira, em 90, foi quando do descolamento da retina, com o olho vendado e a caminho duma operação de prognóstico duvidoso, e portanto imaginando o pior, mas, no fundo, com este veio de optimismo incurável que percorre felizmente a massa obscura do meu congénito pessimismo, se dele pode ser prova, só para dar esse exemplo, o facto de nunca ter sido uma criança alegre. José Saramago, Cadernos de Lanzarote - Diário-I , 1994 José Saramago nasceu há 89 anos. Hoje, a Câmara Municipal de Lisboa entrega à Fundação José Saramago as chaves da Casa dos Bicos .   .

Fwd: FW: Novo cinto já à venda

Imagem
Republico como recebi, por uma boa causa e com pedido público de desculpas ao autor pela eventual usurpação dos respectivos direitos: Novo cinto  já à venda     nas Repartições Publicas  

SJ contesta relatório sobre serviço público e defende jornalistas na RTP e na Lusa

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) considerou hoje , dia 15 de Novembro, que o relatório do Grupo de Trabalho nomeado pelo ministro dos Assuntos Parlamentares para definir o serviço público pouco mais faz do que coligir opiniões de elementos do GT de apoio à privatização da RTP, mas contém expressões ofensivas para os jornalistas e propostas perigosas para a democracia. .

Dia Mundial da Diabetes

Imagem
Hoje é o Dia Mundial da Diabetes, que afecta 346 milhões de pessoas em todo o Mundo (quase 5% da população mundial), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) , e quase um milhão em Portugal, onde a prevalência da doença entre a população com idades entre os 20 e os 79 anos anos é de 12,3%, de acordo com o último relatório do Observatório da Diabetes. Apesar de uma prevalência tão significativa e tão preocupante, as medidas para a prevenção e a redução dos riscos tardam. Avalie-se, por exemplo, a sobre-oferta de alimentos abundantes em açúcar, não só nas confeitarias e balcões de comida-a-correr, mas especialmente nas máquinas dispensadoras de alimentos embalados, inclusive nos átrios e corredores de hospitais. .

"Almofadas" de 15.650 milhões mesmo à mão

O Governo não se cansa da fita da recusa em recuar no brutal Orçamento do Estado com que nos empurra para a miséria, insistindo na desculpa de falta de almofadas e de folgas e de alternativas. Mas que as há, há. Falta é vontadinha para virar a agulha para o lado certo. Quatro exemplos*: Uma taxa de 2% sobre os movimentos bolsistas (145 mil milhões de euros em 2010) daria 2.900 milhões de euros, evitando os cortes na saúde e na educação; A abolição dos offshores faria com que os 3.500 milhões que saíram do país desde o ano passado daria 1.050 milhões de euros, garantindo a todos o subsídio de Natal deste ano (800 milhões de euros); A abolição dos 1.700 milhões de euros de benefícios fiscais que o Orçamento prevê em sede de IRC em 2012 ajudaria a pagar os subsídios de férias e de Natal do próximo ano; Medidas eficazes para impedir a evasão fiscal de dez mil milhões de euros ajudaria a resolver grande parte dos problemas do país e para reduzir o défice. Só nestas medidas, o Estado tem

Um dia em honra de séculos

Por causa deste manifesto , alguém me disse hoje que tinha uma boa razão para não fazer greve: não perder um dia de salário. No ano passado, acrescentou, fez greve, perdeu um dia de salário e dois dias de férias e nada mudou. Para que tivéssemos os direitos que estão a tirar-nos, foi necessário que, ao longo de décadas e de séculos, muitos perdessem, não um dia de salário, mas o emprego; muitos perdessem, não dois dias de férias; e fossem perseguidos, torturados e até perdessem a vida. As lutas podem não mudar nada de um dia para o outro, ou de um ano para o outro; ou mudar pouco de um século para outro. Quem luta, pode perder; mas quem não luta, nada ganha. .

Certamente que é demasiado

Imagem
"E não será já demasiado?", perguntava a velha senhora à amiga que a acompanhava, perplexas ambas, diante do escaparate do quiosque, onde a má-nova sobressaía: "Estudantes e idosos perdem passes sociais". Pelos vistos insatisfeito com os efeitos devastadores das medidas da tróica internacional continuamente revistas e aumentadas pelo Governo e hoje mesmo genericamente agravadas pela tróica nacional, reduzindo os rendimentos dos trabalhadores e desempregados lançando ainda mais trabalhadores no desemprego,o Governo vai retirar o desconto nos passes sociais de centenas de milhar de crianças e jovens estudantes que utilizam os transportes públicos. .

O sinal do índice de preços ao consumidor

Já se nota: o aumento do IVA sobre a electricidade e o gás natural em Outubro, uma das medidas gravosas tomadas pelo Governo, é o principal responsável pela variação homóloga do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE). Com o Outono a arrefecer rapidamente e o Inverno à porta, a factura vai disparar e o empobrecimento vai agravar-se. A menos que se mude de rumo... .   

"Esperança em tempo de crise", dizem eles

Apesar deste extracto: É cada vez mais claro que a política internacional não pode reduzir-se, nem muito menos submeter-se, a obscuros jogos de capital que fariam desaparecer a própria democracia. Esta só acontece onde todos se reconhecem, respondendo cada um pelo que faz ou não faz, à luz de valores e direitos que a todos interessam e suportam. O capital provém do trabalho, que, realizando a pessoa humana, mantém prioridade absoluta. Nem podemos abster-nos da vida democrática, nem devemos cair nas mãos de novos senhores sem rosto. Também aqui se há de respeitar a verdade, condição básica da justiça e da paz. a mensagem dos bispos católicos portugueses divulgada hoje é uma mensagem resignada à inevitabilidade das medidas que as tróicas internacional e nacional nos querem impor, mostrando que a Igreja continua conformada com a ordem estabelecida. .

Jornalistas na Lusa aderem à Greve Geral

Os jornalistas na Agência Lusa decidiram hoje, em plenário, aderir à Greve Geral convocada para o dia 24 de Novembro, anunciou o sítio do Sindicato dos Jornalistas . .

A greve geral e os jornalistas: 15 importantes razões

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas divulgou hoje o seguinte manifesto/apelo: 15 importantes razões para apoiar a Greve Geral de 24/11/2011  No dia 24 de Novembro, os trabalhadores portugueses estão convocados para tomar uma atitude. Os jornalistas também, porque são trabalhadores como os outros.  Há muitas razões para lutar.  A dívida externa existe, mas não é por culpa dos trabalhadores. Existe por causa de sucessivas políticas de desmantelamento do aparelho produtivo, na indústria, na agricultura e nas pescas; das negociatas com as parcerias público-privadas; dos negócios como o BPN (cinco mil milhões de euros que já nos custou ou vai custar); de derrapagens orçamentais em obras públicas; da fraude, da evasão fiscal e da economia paralela.  Em vez de taxar a Banca e a Finança, os bens de luxo e as empresas e negócios offshore, o Governo agrava os impostos – o IRS, as taxas moderadoras e o IVA –, penalizando os que menos ganham e a própria classe média.   O Governo vai ro

RTP: Serviço público de desinformação em construção

Três elementos do grupo de trabalho para a definição do serviço público de televisão demitiram-se, soube-se hoje. Dos três, assinale-se a posição frontal da professora Felisbela Lopes, demarcando-se das conclusões que o grupo vai apresentar ao ministro dos Assuntos Parlamentares, especialmente esta: a cavalgada contra a informação na RTP. "Saio porque não assino nenhum documento que não considera a informação ou eixo estruturante do serviço público e porque algumas das sugestões que estão incorporadas no documento colidem com aquilo que eu defendo para o serviço público, caso da RTP Informação", declarou ao Público em linha . Vêm aí tempos ainda mais difíceis do que se imaginava.  .

Ciganos e direito à habitação: Portugal apontado

O Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa considera que Portugal continua a marginalizar, a excluir do direito à habitação e mesmo a segregar e a guetizar os ciganos, segundo uma decisão de 30 de Junho mas divulgada hoje.  Na origem da decisão está uma queixa muito severa do Centro Europeu dos Direitos dos Roma, que denuncia não apenas graves insuficiências nos programas de realojamento, que não têm protegido as famílias ciganas, mas também a manutenção de inúmeras comunidades em bairros precários e acampamentos insalubres, isolados social e geograficamente, e até instalados em antigas lixeiras. .

Intolerância à distracção

O presidente cessante do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, determinou uma tolerância de ponto para que os funcionários da administração regional da Madeira possam assistir amanhã - pessoalmente ou em directo pela televisão - à reentronização do presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. Não haverá mais nada de interessante para pôr a rapaziada a falar sobre a Madeira? Ou é mesmo só para a malta continuar distraída do essencial? .

"Conquistas da Revolução"

Vejam como se tornou necessário: Há uma Associação Conquistas da Revolução. "T em por objecto preservar, divulgar e promover o apoio dos cidadãos aos valores e ideais da Revolução, iniciada em 25 de Abril de 1974, esse que foi o momento mais luminoso da História de Portugal, cultivando o espírito revolucionário e a consciência social progressista, com a construção de uma democracia política, económica, social e cultural amplamente participada, que a Constituição da República Portuguesa, aprovada em 2 de Abril de 1976, viria a consagrar." Para ir acompanhando no blogue homónimo , que recomendo vivamente. .

Resistência de largo espectro

Um importante conjunto de personalidades lançou uma petição pública  Em defesa da democracia, da equidade e dos serviços públicos cujo conteúdo representa uma assinalável contribuição para convencer o Governo, o PSD e o CDS e o... PS da violência do ataque contra camadas significativas da população portuguesa que as medidas contidas no Orçamento de Estado para 2012 representam. Embora não assuma a necessária ruptura com a resignação em relação à intervenção externa, verdadeiro pacto de agressão ao povo português, a iniciativa, que está a recolher um importante apoio, é positiva e reclama que a maioria parlamentar olhe com outros olhos para a resistência de largo espectro que vai crescendo na sociedade. .  

Enigma parlamentar

O secretário-geral do Partido Socialista anunciou hoje uma "abstenção violenta" no Parlamento. Alguém consegue explicar o que é? Agradecido. .

Regulação Light da Comunicação Social

Imagem
Na revisão da Constituição de 2004, o PSD e o PS assumiram a magna causa de banir da face da Terra a pusilânime Alta Autoridade para a Comunicação Social, batendo-se com afincada oratória e democrática galhardia pela criação de uma "entidade reguladora forte", verdadeiramente forte, actuante, pondo na ordem a comunicação social, portanto, forte de forte. Assim nasceu (2005) a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), cujo primeiro Conselho Regulador está em vias de ser substituído, mais concretamente no próximo dia 9, segundo anuncia hoje o "Correio da Manhã", que anuncia também a mudança de estilo, embora um amigo meu que costuma andar bem informado me tivesse confidenciado já há semanas que o estilo seria, sim senhor, outro, tipo "light". Ora, vem o CM corroborar a confidência do meu amigo, citando a autorizada conselheira Luísa Roseira, aliás jurista e ex-deputada eleita pelo PSD, segundo a qual a forte entidade reguladora há-de perseguir uma

O essencial, ah!, o essencial...

Como era de esperar, e apesar o dramatismo impresso ao acontecimento, o governo grego acaba de sobreviver à suposta prova de fogo da aprovação de uma moção de confiança. A favor, votaram os seus 152 deputados no Parlamento, com 300 eleitos.  O "prémio" pela sobrevivência de Papandreou é a possibilidade de um governo de unidade nacional com o principal partido da oposição de direita, o Nova Democracia, que parece disposto a uma coligação transitória até à realização de eleições antecipadas que reclama para dentro de seis semanas, na expectativa de uma vitória sobre o Partido Socialista (PAZOK). No essencial, o essencial pode manter-se se a luta do povo grego nas ruas não for suficiente para, através do voto, dar outro impulso  e outro rumo à resistência. .  

A Tróica pode dormir descansada

Última hora, aliás, notícia mesmo muito importante: a Tróica internacional pode dormir descansada porque a Tróica nacional portuguesa continua a funcionar: o Partido Socialista português não faz oposição à grega e vai abster-se na votação do Orçamento do Estado para 2012, segundo noticiam esta noite os meios de informação em linha. Mas a Pátria, dormirá ela tranquila? .

Recolher obrigatório na capital

O Governo está a preparar o recolher obrigatório às populações da Grande Lisboa, com o encerramento do Metro de Lisboa a partir das 23 horas, a supressão carreiras nocturnas da Carris e ligações da Transtejo. Com o agravamento do IVA sobre os espectáculos e sobre a restauração, o Governo já tinha dado argumentos aos portugueses, especialmente os da região de Lisboa, para não saírem de casa à noite, pelo que as restrições na oferta de transportes públicos especialmente no período nocturno são coerentes com a ideologia do Estado mínimo. Teatro, cinema e jantares tardios/ceias é mesmo só para a malta endinheirada com carro próprio ou dinheiro de bolso para táxis. Resta a malta que precisa do transporte público nocturno porque, muito simplesmente, tem horários de trabalho assim a modos que pouco compatíveis com horários diurnos de transportes. Não tarda nada, o Governo e o patronato arranjam uma excelentíssima razão para não ter de usar qualquer transporte. .

OE 2012: "Chocante insensibilidade social" da "ideologia do 'Estado mínimo'"

Grupo Economia e Sociedade (GES) da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica, divulgou hoje um importante documento de reflexão sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2012. Alguns extractos significativos: Os argumentos apresentados para uma estratégia de grande austeridade tão pouco são convincentes: tão depressa os compromissos do Memorando da Troika são ditos intocáveis, como são esquecidos para satisfazer interesses de alguns sectores ou caem por serem ostensivamente mal fundamentados. Preocupa-nos, igualmente, que o OE-2012 pondere de forma muito desequilibrada os vários interesses em presença, favorecendo os dos credores, que são quem dita as regras de jogo, em prejuízo dos interesses legítimos da população portuguesa. O OE-2012 revela uma chocante insensibilidade social, expressa em múltiplos aspectos com destaque para os seguintes: a drástica redução dos rendimentos disponíveis das famílias, quer pela via dos cortes salariais, quer pelo aume

Trabalhadores da RTP levantam-se em defesa do serviço público

Os trabalhadores ao serviço da RTP repudiaram hoje os ataques à empresa, aos serviços públicos de rádio e de televisão, exigiram que a administração discuta a reestruturação com a Comissão de Trabalhadores e com os sindicatos e decidiram participar activamente na greve geral de 24 de Novembro. Ler mais em http://www.jornalistas.eu .

Fwd: Os reformados ( e não só) e a Greve Geral

Publico como recebi de correspondente amigo.                                         GREVE  GERAL                                     24 de Novembro de 2011   Amigos   Aqui vai uma ideia que poderá será uma das formas de resposta adequada ao ROUBO que nos estão a fazer, depois de uma vida inteira de trabalho, a nós reformados:   Muitos de nós já não poderemos, por várias razões, participar em manifestações ou até mesmo em concentrações de rua para manifestarmos o nosso repúdio pelas medidas que estão a ser tomadas contra os reformados, os trabalhadores,  contra os Portugueses.   Assim,  no dia 24 de Novembro, como protesto, não façamos qualquer espécie de consumo, isto é, façamos greve à EDP, ao Gás, à Água, aos Operadores de telemóveis e à PT (com excepção aos telefones gratuitos).   Esta proposta é para que durante as 24 horas do dia 24, as principais empresas fornecedoras de bens e serviços, sintam bem o que é estar UM DIA sem facturar!   Aqui vão umas dicas:   - Se não puderem pres

Quando eles tremem

A alta finança e o alto poder andam aflitos com o referendo na Grécia ao acordo com a União Europeia. Desta vez, a consulta democrática pode não dar jeito nenhum: temem um "Não" do povo grego. E se em vez de um referendo fossem eleições antecipadas? .

Natal começa quando o comércio quiser

Imagem
Num centro comercial português, hoje, 1 de Novembro... Uma amiga que celebra o aniversário natalício (portanto, a data em que nasceu) a 16 de Novembro costuma brincar com a antecipação cada vez maior das decorações de Natal nos espaços públicos e comerciais, dizendo que, por este andar, há-de fazer anos no Natal.  Pois aqui está: os espaços comerciais, que outrora se decoravam a preceito, nesta altura, para o S. Martinho, pintando-se de cores outonais e exibindo orgulhosos ouriços pejados de castanhas gordas e brilhantes, surgem cada vez cedo "engalanados" com a simbologia standartizada do Natal. De facto, também os símbolos valem cada vez menos.   .