Escalada armamentista esperada

Lançamento de míssil a partir da ilha de S. Nicolau (Foto: Departamento de Defesa dos EUA)


Os Estados Unidos da América (EUA) demoraram pouco tempo a confirmar as reais intenções da denúncia, com a saída efectiva no passado dia 2, do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermédio (IFN), celebrado em 1987 entre os EUA e a então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), visando conter a dramática escalada armamentista entre as duas grandes potências e proibindo mísseis capazes de percorrer entre 500 e 5500 quilómetros.



Ao denunciar o tratado, em Fevereiro, e ao desvincular-se definitivamente no início do mês do IFN, no acrónimo em inglês, apoiados na afirmação de que a Federação Russa tinha violado já o tratado ao fabricar mísseis SSC-8 (na designação NATO) com alcance superior a 500 quilómetros – proibido naquele instrumento –, os EUA estavam a pré-justificar uma nova ofensiva.

Hoje mesmo, o Pentágono anunciou ter realizado um teste com um míssil balístico de alcance intermédio – e certamente com capacidade para embarcar uma ogiva nuclear – , lançado desde a ilha de S. Nicolau, na Califórnia, e que os resultados do ensaio o habilitam a continuar a desenvolver armas deste tipo.
Se alguém tinha dúvidas sobre as reais intenções de Donald Trump e dos falcões da Casa Branca, só pode ficar preocupado com as notícias.

Mensagens populares deste blogue

O macaco que sabe fazer notícias não fez o jornal "i"

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.