Parlamento Europeu 2019: Notas de pré-campanha (1)

Sessão em Parada de Todeia, Paredes (foto: CDU/Distrito do Porto)
Tive, ontem, a minha primeira participação directa em acções de pré-campanha para as eleições para o Parlamento Europeu 2019, em iniciativas em Paredes, Penafiel, Porto e Vila Nova de Gaia.

Breves notas:

  1. Parada de Todeia é uma freguesia CDU, uma ilha progressista numa região conservadora. Há cinco anos, a CDU foi a força mais votada para o Parlamento Europeu. O almoço de apoiantes da CDU de ontem foi uma magnífica e fraterna jornada - auspiciosa para os resultados de 26 de Maio.
  1. Nas acções de distribuição de informação e de contacto com a população, em Amarante e em Penafiel (aqui, apesar da chuva...), os candidatos e activistas da CDU foram recebidos com simpatia. Não me lembro de um gesto sequer de hostilidade, embora tenha observado um ou outro de indiferença, declinando o desdobrável que oferecíamos. Ouvimos de muitos cidadãos que porventura não votarão CDU os votos de "boa sorte". É reconfortante.
  1. Das perguntas e angústias partilhadas por muitos cidadãos, é importante salientar o efeito devastador que teve o tratamento jornalístico dado na véspera ao estudo financiado pela fundação do dono do Pingo Doce - o tal que mudou a sede para a Holanda para escapar aos impostos em Portugal - , a propalar a ideia da insustentabilidade do sistema de pensões e reformas no país e o fantasma da inevitabilidade do aumento da idade de reforma para os 69 anos. Foi tão eficaz que a maior parte das pessoas que nos colocou essa questão estava persuadida que a decisão já está tomada.  
  1. A sessão de lançamento do segundo número da revista "Diagonal", do Sector Intelectual da Organização Regional do Porto do Partido Comunista Português, foi uma jornada magnífica, também de reflexão sobre os constrangimentos da moeda única para o desenvolvimento do país. O PCP continua a ser uma ilha de discussão sobre uma matéria com tão severos efeitos no país nas últimas duas décadas, no presente e no futuro.
  1. O jantar de apoiantes da CDU em Valadares, Vila Nova de Gaia, foi outra jornada de excelente convívio e de trabalho político. Tal como ao almoço, os candidatos João Ferreira e Diana Ferreira fizeram intervenções notáveis, demonstrando que é com a CDU que os trabalhadores, o povo e o país avançam.
    

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?