Orçamento espanhol: um teste para a Esquerda

Alberto Garzón (foto: IU/Twitter)

O coordenador federal da Esquerda Unida (IU, na sigla em castelhano), Alberto Garzón, pediu esta manhã às bancadas independentistas que deixem passar no Parlamento espanhol o Orçamento de Estado e exortou o Governo a não fazer cessar a legislatura, com a convocação de eleições antecipadas, se o Orçamento chumbar.


Os desafios de Gárzon divergem da posição e da disposição até agora conhecidas do parceiro da IU na coligação Unidos Podemos - o Podemos -, que tem avisado o primeiro-ministro, Pedro Sánchez, que, com o chumbo do Orçamento, não terá outro remédio senão sair, pois deixará de ter a base parlamentar que tem sustentado o Executivo minoritário do PSOE.

Mas os argumentos são de monta e não podem deixar de ser tidos em conta - nem pelo Governo PSOE, nem pelas bancadas independentistas, nem pelo seu parceiro. Por um lado, é necessário prosseguir a legislatura garantindo a negociação das leis progressistas em tramitação ou ainda em negociação; por outro, é necessário neutralizar (ou pelo menos reduzir) o risco de um avanço da direita e da extrema-direita.

Definitivamente, é um verdadeiro teste para a Esquerda. 
         

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?