Mensagens

A mostrar mensagens de agosto, 2015

Na morte de Frederico Martins Mendes

Imagem
Evocação, a propósito da morte de Frederico Martins Mendes , ocorrida ao nascer do dia de hoje. Um dia, tive uma discussão acesa - mas civilizada - com o "Fred", como muitos dos já mais velhos lhe chamávamos.  Dera-se o caso de um certo dirigente partidário reclamar a publicação de um desmentido a uma notícia minha e de eu manifestar reserva a tal publicação. Não porque não goste que exerçam o direito de resposta (tenho insistido: o instituto do direito de resposta é um dos esteios da liberdade de imprensa e do pluralismo informativo), mas porque, naquele concreto caso,  o desmentido mentia descaradamente.  Contrapus que, em sendo publicada a carta do dirigente, eu próprio teria que publicar, na edição seguinte, um novo texto. De resto, argumentei, o próprio director defendia que "o jornalista tem sempre a última palavra".   O director anuiu, e assim se fez: carta do dirigente num dia; contra-resposta minha no seguinte; e o dirigente ficou quedo de s

Quem quer regressar à eleição presidencial por um colégio eleitoral fascista?

Imagem
Se a memória me não falha, esta coisa da eleição do Presidente da República por um colégio eleitoral proposta pelo cabeça de lista do PS pelo círculo de Vila Real era antes do 25 de Abril de 1974, não era? Bem me parecia... P ara que não restem dúvidas, partilho abaixo um extracto da Lei n.º 2100, de 29 de Agosto de 1959, que revê a Constituição (a tal de 1933, se é a que a data diz alguma coisa...), estabelecendo, entre outras alterações, precisamente um Colégio Eleitoral: Composto pelos deputados à Assembleia Nacional, pelos procuradores à Câmara Corporativa, delegados dos conselhos legislativos ou conselhos de governo das "províncias ultramarinas" e representantes mu nicipais; Recaindo a eleição exclusivamente em candidatos propostos por um mínimo de 20 eleitores, isto é, membros do próprio Colégio Eleitoral. Parece útil acrescentar - ou recordar - que a "inovação", pelos vistos tão do gosto de Ascenso Simões, cuja proposta parece recordar o mesmo m

Trabalho: artífices vilacondenses

Imagem
Artífices vilacondenses, Vila do Conde .

Oiçam o que Octávio Teixeira escreve

"Só será possível implementar políticas alternativas às que têm vindo a ser implementadas se houver uma rutura com os principais constrangimentos a que o país está sujeito. E a primeira rutura deverá ser libertar o país do garrote da dívida pública (e, por arrasto, da dívida externa). Porque a dimensão que atingiu a torna multiplamente insustentável." Oiçam s.f.f. o que Octávio Teixeira escreve, aqui . .

Cuba e a manipulação dos grandes meios de "informação"

Imagem
Não é distracção nem lapso. É manipulação  Para ilustrar uma notícia sobre um surto de cólera numa cidade cubana nos últimos dias, o portal Yahoo publicou, no passado dia 6 , na sua página de "notícias" em Espanhol, uma fotografia de um hospital de campanha cujo dramatismo não deixa ninguém indiferente. Acontece que Cuba dispõe de uma rede suficiente de hospitais e centros de saúde para responder a situações epidem iológicas. E, sobretudo, a foto data de pelo menos 9 de Novembro de 2012 e refere-se à grave epidemia de cólera no Haiti, como se pode comprovar, por exemplo, nestas ligações: http://www.laprensa.com.ni/…/123284-casos-de-colera-en-hait… http://noticias.lainformacion.com/…/aumentan-los-casos-de-…/ http://www.efe.com/…/falta-fondos-amenaza-…/20000013-2549415 .

Pedestrianismo e autarcas de vistas curtas

Imagem
Trilhos pedestres em Tourém, no Parque Nacional da Peneda-Gerês Gerido e utilizado de forma sustentada, o pedestrianismo é uma excelente actividade física e de contacto e observação da Natureza, bem como um suporte muito interessante e multiplicador de pequenas actividades económicas no mundo rural, especialmente nas zonas de montanha - da restauração e do artesanato à hotelaria, passando pelos produtos locais e regionais.  É pena que o horizonte dos autarcas algarvios se limite ao areal. .