Virgínia Moura e Lobão Vital - correspondência de prisão


Agenda.

Acontecimento e obra a não perder.

Primeiro, pelo conteúdo da obra e por dizer respeito a um casal de resistentes antifascistas tão admirável (Virgínia Moura e Lobão Vital); depois, pelo apresentador da obra, que também tem a sua experiência pessoal e familiar de correspondência de prisão.
De facto, o maestro José Luís Borges Coelho é irmão do historiador António Borges Coelho, resistente e comunista preso longos anos no Forte de Peniche, em cujo núcleo museológico se pode admirar um conjunto comovente de cartas e postais entre outros escritos seus.


Eis o texto do convite da mensagem/convite das co-editoras:
CONVITE - apresentação de "TEM CUIDADO, MEU AMOR"Dia 8 Dezembro - 16h45m - Biblioteca Florbela Espanca - Matosinhosa presentação a cargo do Dr. José Luis Borges Coelho cartas de amor, lidas por outrem, pelo censor, antes de chegar ao destino: e mesmo assim cheias de fogo e candura, de coisas simples, como cuidar da vinha, e de pequenas utopias. A utopia se faz, é verdade, de discretos gestos, de palavras levantadas do chão, de sentimentos sem mácula. Virgínia Moura e António Lobão Vital, o companheiro, por questões políticas, foram presos, diversas vezes, durante o fascismo português. Em estabelecimentos prisionais diferentes, trocaram longa correspondência que agora se torna pública em Tem Cuidado, Meu Amor, obra organizada e prefaciada por Manuela Espírito Santo, que integra um desenho de Siza Vieira e outro de Armando Alves e um longo poema (dedicado a Virgínia e António) de César Príncipe . Edição da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e da Câmara Municipal de Matosinhos.


Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?