Mensagens

A mostrar mensagens de julho, 2014

Direito à amnésia

Imagem
Praça dos Poveiros, Porto, Julho de 2014 .

O que faltará saber?

As notícias do dia confirmam que, vistas as coisas, ainda falta saber muito mais sobre o grupo BES e sobre uma enorme constelação de empresas que gravitam à sua volta e/ou na qual o GES flutua.

Na mó do meio?

O que disse hoje o presidente do BPI, Fernando Ulrich, sobre o ex-presidente do BES tem várias leituras. Cito de memória: "Tinha alguma graça enfrentar o Dr. Ricardo Salgado quando vocês achavam que ele era o dono disto tudo; agora que está na mó de baixo não vou comentar.".

Depois não se queixem.

Não sabemos onde levará esta táctica de máquina de rastos do ministro Crato que leva tudo à frente para impor aos professores a sua ofensiva doentia, comprimindo direitos, violando a lei e a Constituição e espezinhando a dignidade das pessoas, no fundo, minudências para um ministro, para um governo e para uma maioria que fazem tudo o que lhes apetece e ainda ficam a rir-se. Mas uma coisa é certa: além de agravar a ofensiva contra os professores, a dignidade da docência e o prestígio do ensino, escava os alicerces da autoridade do próprio Ministério. Depois não se queixem... .    

Vamos dar voz a esta luta

De que estás à espera? É preciso continuar a dar voz a esta causa . .

Primeiro balanço de uma greve

Os jornalistas ao serviço dos órgãos de informação detidos pelo Grupo Controlinveste encerram hoje, com uma greve, uma dura semana de resistência. A participação na paralisação justifica a calorosa saudação do Sindicato dos Jornalistas e a necessária exortação à unidade. A luta continua: esta batalha está travada; outros combates nos aguardam. .

Primeiras impressões de greve

A TSF mostra e reconhece em antena os efeitos da greve de 24 horas; na Global Imagens, maioria dos repórteres não está a trabalhar; das publicações da Global Notícias, espera-se notícias de resistência. .

Jornalistas em luta

Antes que fique pior, convém parar para pensar. As greves dão força aos trabalhadores para, parando, levar a parar para pensar nos erros. Mais uma razão para aderir à greve, amanhã, no JN, no DN, na TSF, na NM, na GI, no Jogo ... .

Figuras quê?

Ainda que mal pergunte, Uma pessoa é "figura pública" só porque aparece frequentemente nos média, durante certo tempo? Agradecido. .

Uma greve justíssima

A culminar uma semana intensa - vigílias na segunda-feira , negociações terça, quarta e quinta - os jornalistas e outros trabalhadores no "Jornal de Notícias", "Diário de Notícias", "O Jogo", "Notícias Magazine", Global Imagens e TSF cumprem, na sexta-feira, dia 11, uma greve de 24 horas . Contra o despedimento de 160 trabalhadores; pelo futuro destes importantes órgãos de informação; pelo pluralismo; e pela liberdade e pela democracia . .

Jornalistas em luta, cidadãos em protesto

Continua em marcha a luta dos jornalistas e outros trabalhadores no "Jornal de Notícias", "Diário de Notícias", "Notícias Magazine", "O Jogo", TSF e Global Imagens contra o despedimento colectivo de 140 trabalhadores, 64 dos quais jornalistas. Cumprindo a moção aprovada em plenário de jornalistas , estão a ser mobilizadas vigílias simultâneas , na próxima segunda-feira, frente aos edifícios do DN (Lisboa) e JN (Porto) e dinamizado um manifesto/petição a enviar à Administração do Grupo Controlinveste. Também os cidadãos tomam a palavra no protesto. .

Uma participação com justa causa!

Imagem
Todos contra o despedimento na Controlinveste! Todos à rua, pelo jornalismo, pela liberdade e pela democracia! .

Sentidos de justiça

Imagem
Rua do Bonjardim, Porto, Julho de 2014  .