Transportes colectivos

A criação de portagens de acesso às principais cidades como forma de dissuadir o transporte individual e diminuir as emissões de poluentes é uma discussão antiga, especialmente na Europa.
Por muita simpatia ambientalista que a medida suscite, há problemas que é necessário resolver a montante, diminuindo a necessidade de transportes pendulares (casa-trabalho-casa) e criando atempadamente alternativas atractivas para as situações em que é necessário fazer deslocações.
Quanto ao problema das deslocações pendulares, convém recordar que elas resultam do progressivo, drástico e grave afastamento entre os locais de residência e de trabalho e os serviços. A situação presente aconselha uma profunda revisão das políticas públicas de ordenamento e gestão do território, invertendo essa lógica predadora de tempo e de recursos.
As políticas públicas devem assentar numa oferta adequada, em quantidade e qualidade do serviço, do material circulante, dos preços, do conforto e da eficiência dos sistemas de transportes colectivos públicos. O que implica o recuo do Governo nas intenções de privatizar os transportes públicos.
.
.

Mensagens populares deste blogue

Jornalismo: 43 anos e depois

O serviço público de televisão e a destruição da barragem de Kakhovka: mais rigor, s.f.f.

O caso Rubiales/Jenni Hermoso: Era simples, não é?