Mensagens

A mostrar mensagens de outubro, 2013

Amanhã, participar é preciso - todos à ponte e à Alcântara!

Dia 19 de Outubro, participar é preciso! A proposta de Orçamento do Estado para 2014 confirmou as piores notícias. Os trabalhadores em geral, mesmo doentes ou desempregados, vão continuar a pagar mais impostos e a sofrer o aumento do custo de vida. Os trabalhadores da Administração Pública e do sector empresarial do Estado, RTP e Lusa incluídas, vão sofrer os cortes salariais mais vastos de sempre – e que desta vez podem ser definitivos! No OE de 2014, a RTP e a Lusa continuam especialmente visadas por uma estratégia de asfixia financeira – a primeira agora sem indemnização compensatória; a segunda com uma dotação insuficiente.  Com mais um pacote de brutal austeridade, vai continuar a destruição da economia, a redução drástica do poder de compra de largas camadas da população e o empobrecimento de largos milhares de famílias. Também os jornalistas e outros trabalhadores da comunicação social – um sector muito dependente da economia real – vão continuar a sofrer (duplamente!

Já não há vergonha

A leitura da Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2014 e do respectivo Relatório é um exercício muito deprimente e angustiante. Na frieza objectiva das normas e das "fundamentações", confirma-se a crueldade das opções.  Este Governo e a maioria parlamentar que o suporta escolheram um caminho claro - o de sacrificar ainda mais os mesmos, incluindo os reformados e pensionistas, indiferentes à tragédia do sacrifício das suas esperanças, da sua sobrevivência e do futuro das suas famílias. Mais deprimente ainda é assistir ao cortejo de justificações e desculpas, entre a gaguez comprometida e a sobranceria idiota, em que se têm desdobrado alguns membros dessa pandilha que gere as nossas vidas sem qualquer legitimidade política. A mais irritante e a mais humilhantes de todas essas desculpas e justificações é a tão confortavelmente invocada "intransigência da troika" - ou do irrevogável protectorado - que, insatisfeita com a desonrosa capitulação, nos ma

A rifa dos caça-facturas

A proposta de Orçamento do Estado hoje apresentada é mais um violentíssimo ataque aos mesmos de sempre, representa mais e mais gravosa austeridade e vai fazer sofrer ainda mais as famílias. Se alguém achava que este Governo e a maioria que o suporta tinham uma gota de credibilidade, ficou esclarecido: não têm. Mas se alguém achava que ao menos uma aparência de seriedade haveria por ali, desiluda-se: a ideia da criação de um prémio a sortear pelos caçadores de facturas, espécie de bufos fiscais é inenarrável. Está visto que esta gente não tem emenda. Só há um remédio: fora com eles! .  

Interessante

Há um ano, não faltaram imagens, multiplicadas até à náusea, incluindo nos meios de informação em linha, de uma certa bandeira desastradamente hasteada de pernas para o ar. Hoje, também na cerimónia comemorativa do 5 de Outubro, na varanda da Câmara Municipal de Lisboa, a bandeira foi hasteada a preceito e foi tocado o Hino Nacional. Consta, porém, que completamente - ou quase, pronto... - "abafado" por gritos de manifestantes, que repetiam a invectiva "Demissão!" . O curioso é não haver imagens - pelo menos que eu tenha visto (confesso, não pude ver televisão, mas consultei os meios em linha)... .  

Vai uma aposta?

A entrevista que o assim chamado independente Rui Moreira dá hoje ao "Jornal de Notícias" conduz a uma conclusão, entre outras: a tróica nacional vai alargar-se ao Porto. Como diria o meu amigo Manuel, até posso apostar singelo contra dobrado... .

De que riem eles?

Imagem
Das patranhas e mentiras com que nos desgovernam? De irrevogável desgraça para que nos empurram? (A foto, com a devida vénia, é de Gerardo Santos e foi publicada no sítio do JN em linha) .

O desespero

O cidadão Aníbal Cavaco Silva poderá chamar-nos masoquistas, ou outra coisa qualquer, porque não acreditamos em nenhuma das patranhas que o Governo e a maioria parlamentar que o Presidente da República mantém artificialmente. Mas o Presidente da República não deve proferir as palavras que proferiu hoje na Suécia, pois comprometeu a aparência de independência que deve manter. O desespero justifica tudo?  .

RTP: e se os ouvissem?

O Governo e a Administração planeiam o desmantelamento da RTP e dos Serviços Públicos de Rádio e de Televisão que a empresa presta. Os trabalhadores voltaram hoje exigir serem ouvidos . Será desta? .  

Quando o clube é "a 100 à hora"...

... não pode parar uns minutinhos a pensar nos disparates que vai fazer ? .

Breves notas de rescaldo das eleições autárquicas

No rescaldo das eleições autárquicas, há dois dados fundamentais que não podem passar em claro: Primeiro - O importante reforço eleitoral da CDU, não apenas em número de maiorias em câmaras municipais, mas também em número de eleitos em câmaras e assembleias municipais e assembleias de freguesia. E não só no Alentejo "vermelho" e na região de Lisboa, pois também no Norte, e em particular no Grande Porto, esse reforço se verifica. Segundo - O entusiasmo, já delirante, especialmente entre comentadores, analistas, editorialistas e dirigentes partidários mal resolvidos, com vitórias das pretensas candidaturas independentes encerra um risco muito preocupante, incluindo para o futuro próximo. A moda anti-partidária que apadrinha os ressabiados com disputas internas de partidos e as soluções de recorte ideológico indisfarçável mas dissimuladas em listas de independentes é muito menos saudável para a Democracia do que querem fazer crer. .